Escola de Governo capacita  profissionais de Nova Iguaçu

Nova Iguaçu encerrou, nesta terça-feira (10), o último ciclo de capacitações deste ano para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Desde novembro, mais de 150 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativo das unidades de urgência e emergência e Clínicas da Família, ampliaram seus conhecimentos técnicos e a qualificação em técnicas de atendimento, políticas de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), linguagem e classificação de risco, manuseio de remédios, insumos, lavagem correta das mãos, manejo de resíduos hospitalares, entre outras.

O tema da palestra de encerramento foi “Prevenção à Infecção Hospitalar”, com a coordenadora da Comissão Municipal de Controle de Infecção Hospitalar, Barbara Wanderley Varella. As ações fizeram parte do programa Escola de Governo da Prefeitura de Nova Iguaçu, que já qualificou mais de 3.500 mil servidores públicos de diversas secretarias em dois anos de atuação.

“É fundamental que os profissionais, de qualquer área, mas especialmente na saúde, estejam sempre se qualificando e se adequando as normas técnicas. Temos unidades de urgência e emergência de grande porte, como o Hospital da Posse e as Upas municipais, que recebem pacientes não só de Nova Iguaçu, mas de outros municípios”, esclarece o secretário municipal de Saúde, Manoel Barreto. 

Diretor da Clínica da Família de Jardim Palmares, Cosme José Ribeiro de Moura disse que vai se tornar um multiplicador dentro de seu local de trabalho após a palestra.

“Vou passar todo o conteúdo aprendido aqui para todos que não puderam participar. Temos uma demanda grande de atendimentos. Muitos saem da clínica com o pedido de exame e querem fazer de imediato. Temos que saber qual a orientação correta. Muitos pacientes de outros municípios buscam atendimento em Nova Iguaçu e isso gera superlotação”, frisou.

Este ano já foram cerca de 35 formações pela escola de governo. A próxima e última de 2019, vai acontecer nesta quinta-feira (12), com servidores da Secretaria Municipal de Controle, na Casa do Professor.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.