Escolas Firjan SESI garantem vagas em torneio nacional de Robótica

Cinco equipes de robótica – quatro fluminenses e uma paulista – foram classificadas para o Festival SESI de Robótica, etapa nacional que acontecerá de 6 a 8 de março, em São Paulo. A conquista das vagas ocorreu nos dias 14 e 15 de fevereiro, durante a fase regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL) 2019/2020, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Os vencedores foram, respectivamente, as equipes FrancoDroid (Liceu Franco Brasileiro – Rio), Fênix Robots Furious (Escola Firjan SESI São Gonçalo), Lego Masters (Associação Benefiicente Comunitária Olhar de Laura – São Paulo), INSP Robots (Instituto Nossa Senhora da Piedade – Rio) e Wild Lions (Escola Firjan SESI Nova Iguaçu).

Para o evento, a Escola Firjan SESI Duque de Caxias recebeu 33 equipes de escolas públicas e particulares e de garagem para mais uma etapa regional do Torneio FLL, cujo objetivo é explorar a inteligência, a expertise e a criatividade de estudantes de 9 a 16 anos, matriculados nos ensinos fundamental e médio.

Nesta temporada, batizada de City Shaper (cidades inteligentes e sustentáveis), os grupos utilizaram a robótica para apresentar soluções que colaboraram para a construção de cidades cada vez melhores para as gerações futuras. Formadas por até 10 estudantes e dois técnicos (um sendo suplente), as equipes foram avaliadas em quatro categorias. Uma delas foi o Desafio do Robô, quando os estudantes colocaram os robôs de Lego para cumprir determinadas missões, como capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição.

Ao todo, foram 14 missões. Na mesa de competição, os protótipos atuaram simulando situações reais, sempre de forma bem lúdica. Os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, também foram avaliados na categoria Design do Robô, onde os times puderam utilizar sensores de movimento, cor, controladores e motores, além da estratégia e programação.

Outra avaliação importante foi o Projeto de Inovação, quando os estudantes apresentaram soluções inovadoras sobre o desafio da temporada, no caso, o tema “Cidades Inteligentes”. Por fim, na categoria Core Values, os jovens comprovaram a capacidade de trabalhar em equipe, com inclusão, diversão e inovação.

Alexandre dos Reis, diretor superintendente da Firjan SESI, destaca que as profissões tecnológicas estão entre as que mais vão crescer nos próximos anos. “Nosso propósito é que os competidores sejam os melhores alunos em suas escolas. E é fundamental também o papel dos professores neste contexto. Com certeza, com o apoio da robótica, estaremos entregando ótimos profissionais ao mercado de trabalho”, analisou.

Marcos Sousa, representante do SESI Departamento Nacional (operador oficial dos torneios FLL no Brasil), parabenizou a organização local, os competidores e destacou a participação de mais de 5 mil estudantes de todo o Brasil na temporada regional da FLL. “O Torneio SESI de Robótica promove a igualdade e o equilíbrio. Do total de inscritos, 43% (mais de 2,2 mil) dos estudantes são meninas. O percentual é um recorde da competição”, disse.

O Torneio SESI de Robótica First Lego League faz parte de um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano o torneio estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos.

Criado em 1998 pela First – uma organização não governamental dos Estados Unidos – em parceria com o Grupo Lego, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm. No Brasil, desde 2013, o SESI é o operador oficial do torneio (etapas regionais e nacional).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.