Espaço Mulher Mesquitense celebra  mês de combate ao câncer de mama

O Espaço Mulher Mesquitense ofereceu ontem, 18 de outubro, uma tarde especial para as moradoras da cidade. Localizado na rua Libânia 195, na Vila Emil, o espaço celebrou o mês de conscientização do câncer de mama e de colo do útero com palestras e atividades que ajudaram a melhorar a autoestima das mulheres. A partir de música, artesanato e fotografia, a Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres debateu os perigos da da falta ou atraso no diagnóstico do câncer de mama, que leva a óbito mais de 1 milhão de pessoas ao ano no Brasil.

 Um dos palestrantes do dia foi o Dr. Haroldo Millet, que trabalha no Hospital da Mulher de Bangu. Ele conversou com as mesquitenses sobre a prevenção da doença. “A verdade é que não existe forma de evitar o câncer. Mas, temos meios de identificá-lo a tempo para que seja feito um tratamento capaz de ser bem-sucedido”, disse.

Secretaria de Assistência Social promoveu tarde de palestras, momentos de beleza, artesanato, workshop e sorteio de brindes
Arielle Curti/PMM

 Ele evidenciou, ainda, métodos que a mulher pode seguir para se manter atenta a possíveis sinais. “A mulher pode e deve olhar para o próprio corpo. Ela não é profissional, mas pode fazer o exame de toque. É conhecendo o corpo que descobrimos os alertas”, refletiu Millet.

 As mulheres também tiveram a oportunidade de passar pela palestra da psicóloga Carla Amorim. Ela falou sobre autoestima e empoderamento feminino. “Diante do diagnóstico, é importante trabalharmos uma nova motivação de vida. Apesar da dor, autoconhecimento e investigação são armas fortes da mulher”, defendeu. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de que o estado do Rio de Janeiro chegue a 8.050 casos da doença até o fim do ano de 2019.

 A coordenadora de Políticas para Mulheres de Mesquita, Silvânia Almeida, evidenciou a importância de se celebrar o outubro rosa na cidade. “Temos um espaço específico feito para as mulheres da cidade e que deve ser usufruído por elas”, exaltou. Foram feitos, também, cortes de cabelo e design de sobrancelhas, para melhora a autoestima do público presente.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.