Estado inaugura Colégio Vocacionado  ao Ensino Cívico-Militar em Rio Bonito

O governador Wilson Witzel inaugurou, nesta terça-feira (21), o Colégio Estadual Cabo PM Raphael de Oliveira Monteiro, em Rio Bonito. A escola será vocacionada ao ensino cívico-militar, funcionará em horário integral e terá parceria com a Polícia Militar.

Os estudantes farão as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com aulas ministradas por professores da rede pública estadual. Os alunos também terão conhecimentos específicos do eixo vocacionado ao ensino cívico militar.

“Esta escola tem o espírito daquilo que queremos transmitir aos nossos jovens: disciplina e honra. Os pais e responsáveis destes estudantes podem esperar um ensino de qualidade, que irá prepará-los para os processos seletivos de instituições militares de todo o país. Os alunos das escolas cívico-militares terão um ensino diferenciado, com conhecimento sobre o Estado, primeiros socorros e demais conteúdos típicos para quem deseja seguir nesta vocação”, afirmou o governador.

Witzel também pontuou que, além do investimento na construção de escolas, o Governo do Estado tem buscado propostas que valorizem o papel e o trabalho do professor. Um dos projetos em andamento é a migração de carga horária de 16h para 30h semanais.

“Este projeto foi construído coletivamente e atende a uma antiga reivindicação da categoria. Estamos finalizando o documento, que será encaminhado para análise da Assembleia Legislativa (Alerj). Após aprovação, as inscrições serão abertas. A previsão é que a mobilidade comece no próximo ano, em caráter experimental e gradual, com docentes que atuam em regime de Gratificação por Lotação Prioritária (GLP), ou seja, que cumprem horas extras, para que tenham dedicação exclusiva na mesma unidade escolar onde estão lotados, com tempo de planejamento assegurado”, explicou Witzel.

Neste ano, 11 novas escolas vocacionadas ao ensino cívico-militar, localizadas em 10 municípios do Rio de Janeiro, iniciaram as atividades
Rogerio Santana/Divulgação

Neste ano, 11 novas escolas vocacionadas ao ensino cívico-militar, localizadas em 10 municípios do Rio de Janeiro, iniciaram as atividades. Na última semana, o Governo do Estado inaugurou dois colégios deste modelo em São Gonçalo.

“Hoje, inauguramos nossa 8ª escola cívico-militar e vamos entregar, nas próximas semanas, mais nove. Existe ainda uma procura gigante por esta modalidade, que já é destaque na aprendizagem remota, onde 90% dos alunos das escolas cívico-militares têm utilizado a plataforma do Google Classroom com frequência”, destacou o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes. 

De acordo com o prefeito de Rio Bonito, José Luiz Alves Mandiocão, o município deve disponibilizar outro prédio ao Governo do Estado para a implementação de mais um colégio vocacionado ao ensino cívico-militar, voltado ao ensino fundamental.

“É uma nova forma de conduzir o ensino e uma oportunidade que surgiu em Rio Bonito. Meu filho apresentou interesse e fizemos a matrícula. Esse contato com a vida militar vai dar uma visão de mundo diferenciada, embasada em valores éticos”, contou.

1 comentário em “Estado inaugura Colégio Vocacionado ao Ensino Cívico-Militar em Rio Bonito

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.