Exposição “Arte Nerd” no Espaço Fenig Mais Top

“Sou um geek que gosta muito de arte”. Rodrigo Cardoso se apaixonou pela cultura nerd desde pequeno. Ele ganhava bonecos, revistas em quadrinhos e logo se apaixonou pelo traço dos artistas que criavam esses personagens. A família deu estímulo através de cursos como a “Colmeia dos Pintores do Brasil”, na Quinta da Boa Vista. Lápis de cor e tintas eram presentes que não podiam faltar na infância. Morador de Nova Iguaçu, Rodrigo Cardoso mostra suas obras na exposição “Arte Nerd”, a partir desta terça-feira (07/12), às 10h, até o dia 20 de janeiro, na galeria do Espaço de Artesanato Fenig Mais Top, no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. A mostra é uma ação da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fenig, Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

“Mangás e animes são os meus favoritos. Eu gosto do Go Nagai, criador do Mazinger, Pirata do Espaço, do Yoshihiro Togashi, e depois eu fui estudar pintura tradicional e fiquei fascinado pelos brasileiros que foram estudar na Academia Julian, em Paris. Gosto de Pedro Américo, Rodolfo Amoedo e Eliseu Visconti e dos internacionais meus favoritos são da Sociedade Pré-Rafaelita, como Frederic Leighton, Lawrence Alma-Tadema e John Everett Millais. Além deles, sou apaixonado por William-Adolphe Bouguereau e meu mestre Renato Ferrari. Todos que nortearam minha carreira e minhas pretensões técnicas e inspirações. É o kit básico que me ajudou a ser um pintor”, destacou Rodrigo.

Expor em Nova Iguaçu é uma honra para Rodrigo Cardoso por residir na cidade e ter boa parte da família morando no município. “É uma das primeiras vezes que eu vejo esse tipo de ação aqui. Eu espero representar da melhor forma possível e estou lisonjeado com a movimentação artística aqui nos últimos tempos”, afirma o pintor.

“Viver de arte é bom e desafiador. Traz aquele orgulho. Eu consigo viver daquilo que para mim além de ser trabalho é um hobby que me traz muita satisfação. Ao mesmo tempo, é muito difícil. Há uma série de barreiras culturais e econômicas para se empreender com arte no Brasil. É como se travássemos uma guerra constante. É difícil, mas eu tenho muito orgulho de fazer o que eu pretendo”, reforça Rodrigo.

A galeria dentro do Espaço de Artesanato Fenig Mais Top foi inaugurada em novembro com a exposição Mulheres do Mundo, de Ane Alves e agora recebe a arte geek de Rodrigo Cardoso. As artes visuais são uma tradição da Fenig que, num resgate dessa vocação, inaugurou a Galeria de Artes Fenig em novembro de 2019, com a exposição internacional “Ojú Olhos”, do fotógrafo Raimundo Santa Rosa, que trouxe a beleza da cultura dos povos africanos, numa celebração do mês da Consciência Negra. As exposições seguintes das pintoras Nicole, Cristiane Paula, Ane Alves, Solange Maria de Souza e Elis Sampaio, dos pintores Jeremias Cristino, Rodrigo Monteiro e Á.t.o.m.o (ele agora em cartaz na sede da Fundação, na rua Governador Portela, 812) e a exposição coletiva “Artista é a mãe”, com curadoria de Silvia Schiavone, mostram a força das artes visuais em Nova Iguaçu.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.