Faetec forma parceria para ciclo de palestra sobre empreendedorismo e empregabilidade nas unidades

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), se prepara para um ciclo de palestras pelas unidades da Rede, intitulada “Mente de Líder 360”, com o empresário João Diniz, no intuito de promover o empreendedorismo. A primeira apresentação será às 14h do dia 10 de maio, no teatro Abdias do Nascimento, na Faetec Quintino, que fica na Rua Clarimundo de Melo, 847.

Especialista em empreendedorismo e empregabilidade, João Diniz fundou e preside o Instituto que leva o seu nome. Com 30 anos de carreira, o empresário carioca, de 49 anos, tornou-se, além de empreendedor, uma autoridade quando se trata de gestão e liderança. É autor do livro “Ordem na casa” (2022).

O ciclo de palestras nas unidades promete ser concorrido. E será voltado aos alunos da Faetec, cuja vocação de empreender faz parte da grade curricular, haja vista o grande número de conquistas pelos alunos em competições e em negócios abertos.

Mostrando estar conectada, a Faetec eleva a importância do tema. O Brasil registrou 3.838.063 novas empresas abertas e o fechamento de 1.695.763 empreendimentos em 2022. Na abertura de empresas, houve retração de 4,8% sobre 2021, mas aumento de 14,1% em comparação com 2020, de acordo com o portal *Gov.br.

De acordo com a presidente da Faetec, Caroline Alves, a importância do ciclo de palestras com o especialista está em esclarecer e ajudar na compreensão, na prática, o que é o empreendedorismo.

“Evento como essa parceria realmente é uma grande oportunidade. Pesquisas mostram que os brasileiros são empreendedores, mas em muitos casos seus negócios não vão adiante por falta de formação e esclarecimento. Mais uma vez a Faetec, desta vez, em parceria com o Instituto João Diniz, oferece instrumentos de inovação para os negócios, além da busca de novas tecnologias”, disse Caroline Alves.

Pesquisa do Sebrae mostra que a maior parte das empresas fecha rapidamente porque os empreendedores não levantam informações importantes sobre o mercado antes de iniciar seus negócios. Mais difícil ainda, manter-se após os primeiros meses. Dados corroborados por outra pesquisa, esta do IBGE, que 80% das micro e pequenas empresas não chegam a completar o primeiro ano, e 60% fecham antes dos cinco anos.

Apesar da vocação empreendedora do brasileiro, do espírito de aventura de buscar por ascensão econômica e social, os tropeços são dramáticos e geram efeitos perversos sobre a economia e a própria saúde dos envolvidos. Preparar pessoas para lidarem com situações de risco no mercado envolve estratégias de inovação, diante da realidade e das ferramentas de trabalho que cada um possui ou pode encontrar. E isso tudo será assunto a tratar durante esse ciclo de palestras.

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