A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação (Secti), está com dois processos seletivos abertos para ingresso no primeiro semestre deste ano. Ambas as inscrições são gratuitas e com admissão por meio de sorteio. As vagas estão distribuídas pelo Ensino Fundamental, Ensino Médio Técnico (modalidade Integrado, Concomitância Externa e Subsequente), Especialização de Nível Médio e Educação a Distância (EAD).

No processo seletivo de vagas ociosas, são 1589 vagas na modalidade Técnico Concomitância Externa e Subsequente;  68 vagas para o Técnico Integrado; 345 oportunidades para Educação a Distância (EAD);  20 para o Ensino Fundamental e 6 vagas para Especialização de Nível Médio. Entre os cursos Técnicos oferecidos estão Edificações; Informática; Administração; Logística; Modelagem do Vestuário; Cozinha; Química; Logística; Secretaria Escolar; Meio Ambiente; Eletrônica; Eletrotécnica; Manutenção Ferroviária; Prótese Dentária; Enfermagem; Telecomunicações; Segurança do Trabalho; Meio Ambiente; Gerência em Saúde; Produção de Moda; Rede de Computadores entre outros. Já o Ensino a Distância vai oferecer para vagas no curso de Administração e a Especialização de Nível Médio para Enfermagem do Trabalho.

“ É mais uma oportunidade para o ingresso na Faetec. O mercado de trabalho pede por profissionais qualificados e os nossos cursos têm o histórico de colocar bons profissionais para concorrer às vagas do mercado”, disse Romulo Massacesi, presidente da Faetec.

Os interessados devem se candidatar até o dia 28 de fevereiro. Basta acessar o site da banca organizadora do concurso, por meio do endereço eletrônico www.selecon.org.br. A divulgação do resultado do sorteio será no dia 7 de março. As matriculas deverão ser realizadas entre os dias 18 e 20 de março e o ingresso será realizado de forma imediata.

600 vagas em cursos técnicos são Bolsa Formação no Programa Novos Caminhos

Do total de vagas abertas pela Faetec, 612 são para cursos técnicos em Bolsa Formação e MedioTec  do Programa Novos Caminhos (antigo Pronatec). As oportunidades oferecidas são na forma Concomitância Externa, destinadas para quem esteja no ato da matrícula cursando o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio comprovadamente. Os interessados devem realizar o cadastro no site www.faetec.rj.gov.br até o dia 2 de março.

Entre as oportunidades oferecidas estão as modalidades Técnicas em Edificações, Administração, Informática para Internet, Informática, Fabricação Mecânica, Logística, Manutenção de Máquinas, Modelagem do Vestuário, Estética, Meio Ambiente, Dança, Eletrônica, Rede de Computadores, Mecânica, Transporte Metroferroviário, Prótese Dentária e Eletrotécnica.

“O desemprego é uma realidade, mas falta de qualificação profissional também é. O ensino técnico é uma das grandes apostas para mudar esse cenário. Essas 600 vagas que hoje estão disponíveis certamente podem ser a porta de entrada para muitos que buscam uma colocação mercado de trabalho”, pontuou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

A divulgação do sorteio acontece no dia 3 de março e as aulas terão início no dia 6 de abril. Os alunos bolsistas receberão uma assistência estudantil, com ajuda de custo para uma passagem municipal ida e volta, e também lanche.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.