Frente Parlamentar defende recursos da  iniciativa privada para o segurança presente

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Programa Segurança Presente, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Amorim (PSL), informou que vai apresentar um projeto de lei que estabeleça critérios para que a iniciativa privada possa destinar recursos para o futuro do programa. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (4) durante reunião do colegiado.

“Índices de criminalidade diminuíram no estado após a implantação do Segurança Presente em diversos bairros da capital e na Região Metropolitana. Como o Rio encontra-se em Regime de Recuperação Fiscal não pode aportar recursos nessa área, por isso é importante que a iniciativa privada possa contribuir para a expansão do programa”, defendeu o parlamentar.

Amorim disse ainda que os agentes civis egressos das Forças Armadas que atuam no programa precisam de valorização. “Criamos um grupo de trabalho composto por representantes do governo, deputados e agentes civis para debater todas as demandas da categoria. São pessoas com formação militar consolidada e são fundamentais para a operação do programa, por isso precisamos dar segurança jurídica e permitir que eles tenham as ferramentas necessárias para o trabalho”, pontuou o parlamentar.

A equipe do Segurança Presente é composta por policiais militares de folga, agentes civis egressos das Forças Armadas e assistentes sociais. O trabalho é realizado em diversos bairros da capital como Lapa, Aterro do Flamengo, Lagoa, Ipanema, Leblon, Tijuca e Méier e atua também na Região Metropolitana e na Baixada Fluminense.

O agente Tiago Mainenti, que trabalha no bairro do Leblon, na Zona Sul do Rio, afirmou que a categoria quer mais legitimidade. “Queremos amparo legal e poder de segurança para realizar o nosso trabalho. Somos confundidos com policiais militares, mas trabalhamos desarmados”, lembrou.

O subsecretário de estado de Ações Estratégicas, da Secretaria de Governo, coronel Mariano, disse que o programa é fundamental para aumentar a sensação de segurança da população. “O Segurança Presente se baseia em entender a dinâmica de cada bairro e saber do que as pessoas precisam. O trabalho realizado pelos agentes é essencial”, disse. Mariano, anunciando, ainda, que nesta quinta-feira (05/03) será inaugurada mais uma base do programa, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Os deputados Alexandre Knoploch (PSL) e Carlo Caido (DEM) também participaram da audiência.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.