Três empresas foram aprovadas na chamada pública de startups realizada por FURNAS em parceria com a Firjan SENAI. O lançamento do edital ocorreu em abril com o objetivo de desenvolver novas tecnologias voltadas para o setor elétrico e o enfrentamento à Covid-19. Serão investidos R$ 3 milhões nos projetos selecionados.

Duas startups do Rio de Janeiro (Copacabana Holding e Simex) e uma do Espírito Santo (Intechno) vão desenvolver soluções na esterilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) e pulverização de ambientes de trabalho por Luz Ultravioleta (UV). O trabalho será realizado em conjunto com a assessoria dos especialistas do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção (ISI SVP), vinculado à Firjan SENAI, no Rio de Janeiro.

Para o gerente-geral de Relacionamento e Negócios da Firjan, Carlos Magno Lucas do Nascimento, o edital trouxe oportunidades para a contribuição efetiva do ecossistema de inovação aberta para a melhoria da saúde e segurança nos processos de trabalho com foco no setor elétrico. As soluções que serão desenvolvidas poderão também ser usadas para impactar a sociedade de forma mais ampla.

 “Iniciativas como esta, onde juntamos as necessidades da indústria, o potencial inovador de pequenas empresas e startups e a competência técnica da Firjan Senai, possuem alta taxa de sucesso e grande retorno ao recurso aplicado”, explica o gerente.

 Segundo a superintendente de Estudos de Mercado e Inovações de FURNAS, Fabiana Cristina Teixeira, a conexão das soluções inovadoras propostas pelas startups aos desafios lançados pela empresa foi um aprendizado para todos os envolvidos.

 “Nos próximos dias, FURNAS, Firjan SENAI e as empresas selecionadas trabalharão no refinamento dos planos de projeto, adequando-os às competências e infraestrutura tecnológica disponível”, explicou Fabiana. “A partir de 25 de maio, as empresas terão até dois meses para desenvolver a solução”, complementa.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.