Gestantes iguaçuanas recebem  kits do ‘Mamãe Presente’

Prestes a completar três meses desde seu lançamento, no dia 17 de dezembro de 2019, o projeto ”Mamãe Presente”, da Prefeitura de Nova Iguaçu, iniciou, nesta terça-feira (10), a entrega dos primeiros kits às gestantes da cidade inscritas nas atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). As primeiras mamães a receberem os mimos foram as integrantes dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) Serra do Vulcão e Fazenda Cabuçu. Cerca de 168 presentes devem ser distribuídos em todas as unidades até sexta-feira (13).

A ação consiste em promover o acolhimento e dar apoio às mulheres transmitindo informações de importância para uma gravidez saudável e para o bom desenvolvimento do bebê. Para isto, são promovidos encontros semanais e quinzenais nos CRAS, onde as gestantes participam de dinâmicas de grupo, rodas de conversa, palestras, além de outras atividades desenvolvidas pelas equipes do projeto. As futuras mães são divididas entre o grupo regular (gestantes em fase inicial aos seis meses) e grupo intensivo (de sete a nove meses de gestação).

Fotos: Alziro Xavier/PMNI

“Além de garantir o pré-natal de todas, do início ao fim, para que possam ter um parto com qualidade, o projeto também abrange temas como a importância das vacinas necessárias a mãe e ao bebê, o aleitamento materno, a valorização da vida e o fortalecimento de vínculo. Para isso, nossas gestantes também são acompanhadas pelo PIPAS (Primeira Infância Protegida na Assistência Social). A gestação e os primeiros anos da criança são os períodos mais importantes para seu desenvolvimento”, explica Caroline Ribeiro, coordenadora do “Mamãe Presente”.

Fotos: Alziro Xavier/PMNI

Uma das inscritas no programa foi Joana Barbosa Coelho, de 36 anos, moradora do bairro Jardim Nova Era. Casada com Luciano Rocha Miranda há 11 anos, ela é mãe de Raphaela, de 10, e sonhava em ter um segundo bebê. Foram seis anos de tentativas fracassadas e dois abortos espontâneos após a descoberta de uma endometriose. Segundo ela, os médicos diziam que seria preciso uma cirurgia para a retirada dos ovários e que ela não poderia mais ter filhos. Até que em uma nova, a gravidez transcorreu sem problemas. A poucos dias de conhecer o rosto de Ana Gabriela, ela conta que o “Mamãe Presente” foi essencial neste processo.

Fotos: Alziro Xavier/PMNI

“Fiz todo o pré-natal na Clínica da Família de Jardim Nova Era. Eu relatava meu temor de passar novamente pelo que passei nestes últimos anos e, então, eles me encaminharam para o ‘Mamãe Presente’. Aqui eu me senti mais amparada, mais confortável. Tive forças para lidar com a gravidez no decorrer da gestação. As palestras foram fundamentais. Já no primeiro dia, a psicóloga do programa conversou muito comigo, o que me fiz sentir bastante amparada”, conta Joana, que participou do grupo intensivo, que conta com mulheres entre sete e nove meses de gestação.

A entrega dos kits, com bolsa, pacote de fraldas, cueiro, toalha, fralda e pano, banheira e macacão personalizado com o nome do projeto, foi marcada por emoção. Algumas das mamães, inclusive, já deram à luz e aproveitaram a oportunidade para apresentar seus bebês.

Gestantes que desejarem se inscrever no projeto devem procurar o CRAS mais próximo de sua residência, levando documento de identidade e o Número de Identificação Social (NIS) do Bolsa Família.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.