Gestores aprovam ações da  Central de Urgência Regional

Secretários, subsecretários e técnicos municipais de saúde se reuniram na manhã de ontem (23), na sede do Cisbaf, onde debateram e aprovaram novas iniciativas para o setor, como as ações de implantação da Central de Urgência Regional e melhorias no Programa Marque Fácil (que oferece exames e consultas especializadas). A primeira reunião do Conselho Técnico contou com a presença do presidente do consórcio, Dr. João, prefeito de São João de Meriti.

A secretária executiva, Rosangela Bello, explicou que a Central de Urgência Regional abrangerá a regulação do atendimento pré-hospitalar de urgência realizado pelo SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, assim como a regulação dos pacientes críticos entre unidades, que envolverá a transferência deste paciente para uma unidade com maior complexidade quando o mesmo não tiver o suporte mínimo necessário para a manutenção da sua vida.

Posteriormente, a secretária executiva e a diretora Técnica do Cisbaf, Márcia Cristina Ribeiro, apresentaram a nova tabela de procedimentos do Programa Marque Fácil, aprovada por unanimidade. O programa, criado pelo consórcio em julho de 2018, já realizou mais de 12 mil procedimentos (até novembro do ano passado).

Participaram ainda da reunião a secretária de Saúde de São João de Meriti, Márcia Lucas, os subsecretários de Saúde de Nilópolis, Uillen Barbosa, de Japeri, Luiz Claudio, o superintendente de Urgência e Emergência de Nova Iguaçu, Ney Cerqueira, a assistente técnica da Atenção Básica de Queimados, Betânia Pessoa, dentre outros técnicos da saúde.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.