Governador anuncia reforço no policiamento nos três dias de show da Taylor Swift no Engenhão

O Governo do Estado anunciou o esquema especial de policiamento para as apresentações da cantora Taylor Swift que acontece neste final de semana de sexta-feira (17/11) a domingo (19/11), no Estádio Olímpico Nilton Santos (Engenhão), na zona norte do Rio de Janeiro. Ao todo, 350 policiais militares atuarão por dia reforçando a segurança na região.

“O Rio de Janeiro tem a honra de ser o palco do show de uma das maiores cantoras do pop da atualidade, a Taylor Swift. Montamos uma grande estrutura de segurança que vai contar com policiamento não só terrestre, como também aéreo. Tudo para garantir o lazer e a tranquilidade dos fãs e dos moradores do entorno do estádio”, reforçou o governador Cláudio Castro.

Na área externa do estádio, os policiais militares do Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos (RCECS), do Batalhão Especial de Rondas e Controle de Multidões (RECOM) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), juntamente com os agentes do 3° BPM (Méier), unidade responsável pelo policiamento na região do Engenhão, estarão posicionados ao longo das principais vias de acesso ao palco do grande espetáculo que acontecerá no local.

Policiais do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar (GAM) também farão patrulhamento aéreo com helicóptero equipado com canhão de luz e drones em todo o perímetro de segurança do estádio.

O deslocamento dos fãs da cantora para o Estádio do Engenhão receberá atenção das unidades operacionais da Polícia Militar nas vias públicas e nos modais de transporte como trens, barcas e metrô. O reforço nesses espaços será realizado por militares dos batalhões de área e agentes do Grupamento de Polícia Ferroviária (GPFer), do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur).

TRENS

A SuperVia terá grade horária especial para quem for aos shows da cantora Taylor Swift, nesta sexta-feira (17/11), sábado (18) e domingo (19), no estádio Nilton Santos, o Engenhão. Veja abaixo as informações para a ida ao evento:

Dia 17 – Na sexta-feira, os trens vão operar com grade horária normal de dias úteis. Haverá viagens diretas da estação Central do Brasil para a estação Olímpica de Engenho de Dentro. Os trens darão partida da plataforma 4, com intervalos de 40 minutos entre 15h30 e 18h50.

Dia 18 – No sábado, os trens vão operar com a grade horária de sábados. Haverá viagens diretas da estação Central do Brasil para a estação Olímpica de Engenho de Dentro. Os trens darão partida da plataforma 4, com intervalos de 30 minutos entre 16h e 19h.

Dia 19 – No domingo, os trens vão operar com a grade horária de domingos e feriados. Haverá viagens diretas da estação Central do Brasil para a estação Olímpica de Engenho de Dentro. Os trens darão partida da plataforma 4, com intervalos de 30 minutos entre 16h e 19h.

Na volta

A operação para o retorno do show será a mesma todos os dias. Neste caso, todas as estações estarão abertas apenas para desembarque, com exceção da estação Olímpica de Engenho de Dentro, que funcionará até 0h30 para embarque dos clientes. A integração com o MetrôRio só poderá ser realizada na estação Central do Brasil.

As viagens especiais começarão a partir da estação Olímpica de Engenho de Dentro após o término do show. Haverá trens diretos da estação Olímpica de Engenho de Dentro para a Central do Brasil e viagens com serviço de trens paradores (não parando na estação Praça da Bandeira), com intervalo médio de 10 minutos. 

Já para Santa Cruz as viagens serão paradoras atendendo as estações do ramal Deodoro, com intervalo médio de 30 minutos. As viagens sentido Japeri serão expressas, realizando parada em Madureira, Deodoro e demais estações do ramal. O intervalo médio será de 30 minutos.

A SuperVia orienta que os passageiros programem suas viagens consultando a ferramenta “Planeje Sua Viagem” no aplicativo da concessionária ou, em caso de dúvidas, podem contatar a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.

METRÔ

O MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento nesta sexta-feira, sábado e domingo (17, 18 e 19/11) para atender aos clientes que vão aos shows da cantora norte-americana Taylor Swift, no estádio Nilton Santos (Engenhão). Para facilitar o retorno do público, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia, até 1h30. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil).

As demais estações do sistema funcionarão normalmente das 5h à meia-noite, na sexta e no sábado; e das 7h às 23h, no domingo. Porém, depois do horário habitual de funcionamento, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.

Na sexta-feira, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 será realizada entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. Já no sábado e no domingo, a linha 2 circulará entre Pavuna e General Osório/Ipanema, com transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

Para ida ao evento, a recomendação é que o público se antecipe e que o desembarque seja realizado na estação Central do Brasil/Centro, local de integração com os trens da SuperVia, em direção ao estádio.

No retorno do show, a partir da estação Central do Brasil/Centro, o público poderá seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, ou da linha 2, no sentido Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.

As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 na sexta-feira e no sábado (17 e 18/11); e das 7h às 22h30 no domingo (19/11).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.