Governador Cláudio Castro visita  Instituto Estadual do Cérebro

O governador em exercício Cláudio Castro visitou o Instituto Estadual do Cérebro (IEC), no Centro da capital fluminense, nesta segunda-feira (15). A unidade é referência internacional em neurocirurgia de alta complexidade e também uma importante instituição de ensino e pesquisa. Castro esteve acompanhado do secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, e do deputado federal e ex-secretário de Saúde Dr. Luizinho. 

 “Esta é uma unidade única no país, que realiza atendimento de alta complexidade com profissionais bastante capacitados. É um orgulho para o estado do Rio e para os fluminenses, que se beneficiam do atendimento realizado aqui. Meu objetivo é fazer que o Instituto do Cérebro intensifique atendimentos e também sirva de exemplo para outros estados”, afirmou o governador em exercício. 

 A visita serviu ainda para que Cláudio Castro verificasse a ampliação da unidade. A previsão é que, quando finalizada, o IEC dobre a capacidade cirúrgica, com a instalação de leitos de enfermaria que servirão como leitos retaguarda.

 Para Paulo Niemeyer Filho, renomado neurocirurgião e diretor da unidade, a visita do governador em exercício possibilita novos rumos para a unidade. 

 “Queremos ampliar o atendimento e oferecer mais à população. Estamos focados em sempre melhorar, e o governador é mais um importante aliado nesse movimento”, afirmou Niemeyer.

O IEC

O Instituto Estadual do Cérebro, inaugurado em 2013, está estruturado com perfil hospitalar para atenção neurológica e neurocirúrgica de alta complexidade, para demanda de internação, ambulatório e tratamento de epilepsia.

Desde a abertura, o Instituto já realizou 970.565 atendimentos, entre consultas, exames, cirurgias, procedimentos e internações. Ao todo, a unidade possui 637 funcionários, 120 leitos de enfermaria e 44 leitos de UTI (adultos e pediátricos), além de dois leitos dedicados para tratamento de epilepsia.

O laboratório de imagem da unidade conta com diversos equipamentos de alta tecnologia, incluindo uma sala híbrida, que reúne recursos para cirurgias de alta complexidade, permitindo o uso de técnicas com a máxima precisão e alto nível de segurança nos procedimentos. A sala conta ainda com aparelho de ressonância magnética que realiza o exame durante o procedimento cirúrgico, único no sistema público do país.

FOTO Carlos Magno

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.