Governo do Estado lança o aplicativo Sucata On-line

Ferramenta vai cadastrar os ferros-velhos para o controle e fiscalização da venda dos materiais reciclados

O governador Cláudio Castro lançou, na manhã desta terça-feira (20), o aplicativo ‘Sucata On-line’.  Desenvolvida pelo Departamento-Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações da Secretaria de Estado de Polícia Civil, a ferramenta foi criada para catalogar todos os materiais comprados pelas empresas de reciclagens e ferros-velhos, além de cadastrar os dados dos vendedores e da mercadoria vendida, com dados de volume, peso e valores. O objetivo é dar mais segurança para as pessoas que trabalham com insumos dessa natureza. 

– O intuito do aplicativo é fechar o cerco aos receptadores, mas, acima de tudo, proteger o cidadão de bem, que tem a reciclagem como o seu ganha-pão. Nós não vamos penalizar o pequeno catador que, muitas vezes, é utilizado pelos criminosos para cometer delitos, devido à sua vulnerabilidade social. Estamos estudando uma forma de regulamentá-los, dando incentivos e benefícios – disse Cláudio Castro.

Durante a cerimônia no Palácio Guanabara, o decreto de regulamentação e identificação de vendedores e compradores de sucatas, ferros-velhos, cabos, fios de cobre, transformadores e baterias foi assinado pelo governador Cláudio Castro, o secretário de Estado de Polícia Civil, Fernando Albuquerque e o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Adilson de Faria Maciel.

– Os estabelecimentos de reciclagens e ferros-velhos terão o prazo de 90 dias para apresentarem a documentação necessária às Delegacias de Roubos e Furtos para poderem ingressar no sistema e baixar o aplicativo. Depois disso, os locais serão fiscalizados e monitorados com regularidade pelas forças de segurança para averiguar o material que está sendo comprado pelos comerciantes. Vamos desestimular o exercício irregular do ofício – finaliza Fernando Albuquerque.  

Também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires; o secretário de Estado do Gabinete de Segurança Institucional do Governo, Edu Guimarães; a secretária de Estado de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, a presidente do Instituto de Segurança Pública, Marcela Ortiz, além de outras autoridades.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.