Governo do Rio lança selo Mulher + Segura na ExpoRio Turismo e amplia benefícios para artesãos

A 2 ª edição da ExpoRio Turismo, maior evento de turismo do Estado do Rio de Janeiro, está oficialmente aberta. Até o dia 22 de outubro, o Governo do Rio vai reunir na feira os principais integrantes da cadeia produtiva do segmento de forma inédita, no Lagoon, na Lagoa, na Zona Sul da capital. O projeto é realizado pela Secretaria de Estado de Turismo e pela TurisRio, com apoio da Fecomércio RJ. na abertura do evento, o Estado, por meio da Secretaria da Mulher, lançou o selo Mulher + Segura, que vai certificar e promover os eventos culturais, turísticos e artísticos, públicos ou privados, além de bares, restaurantes e casas de shows que adotam medidas de segurança e incentivam o empoderamento das mulheres.

No primeiro dia do evento, o secretário de Turismo do Rio, Gustavo Tutuca, vai integrar 250 novos artesãos ao programa de fomento da atividade que oferece, entre outros benefícios, linhas de crédito especiais aos profissionais.

“O Rio recuperou seu papel de destaque no mundo e sua vocação de Vitrine do Brasil. Criamos condições para que o Rio recuperasse sua vocação de vitrine do País para o mundo e seguimos investindo no melhor que o setor de turismo oferece que são as pessoas, sejam elas os anfitriões e os viajantes. Promover os lugares onde as mulheres têm segurança e fomentar a atividade artesanal são dois exemplos de como investir no potencial fluminense”, comemora o governador Cláudio Castro.

Ao todo, o Rio já conta com 22 mil artesãos cadastrados no programa que garante a participação dos profissionais em feiras nacionais e estaduais, cursos de capacitação e de especialização na atividade e a linha de crédito de até R$ 21 mil, pagos em até 24 vezes com juros de 0,25% ao mês.

Já os interessados em obter a certificação de atividade amiga da mulher devem obedecer a uma série de critérios, além de preencher um cadastro no site da Secretaria de Estado da Mulher e enviar a documentação para o e-mail: selomaissegura@mulher.rj.gov.br.

O secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, ressalta a potência do evento para a divulgação do estado e a consolidação das atividades turísticas como acelerador da economia do Estado.

“O Lagoon será a casa do turismo fluminense! Teremos a representação dos 92 municípios trazendo a sua cultura, gastronomia, história e atrativos turísticos em um grande salão de exposição com experiências sensoriais. Também teremos uma área de palestras, encontro comercial entre vendedores e compradores do destino Rio de Janeiro e atrações musicais. Esse é um grande passo na consolidação das atividades turísticas no Rio de Janeiro”, explica o secretário.

Evento para todas as famílias

Durante os quatro dias, a ExpoRio Turismo vai apresentar experiências focadas nos segmentos de Negócios, Cultura, Gastronomia e Entretenimento. As 12 regiões turísticas do estado estarão contempladas, com espaços exclusivos, além de uma feira de artesanato e produtos rurais. Uma área destinada a palestras e debates com especialistas do setor de turismo, negócios e eventos promete trazer muito networking ao público presente.

A ExpoRio Turismo traz muitas novidades para todos os públicos e gostos. Além das experiências voltadas para o setor, os participantes podem aproveitar muitas ativações em família. O evento conta com atividades recreativas oferecidas pelo Sesc RJ para as crianças, além de dinossauros gigantes, vindos diretamente do Parque Terra dos Dinos (Miguel Pereira). Para quem curte o chamado “Turismo de Aventura”, atividades como remo, canoa havaiana, tirolesa e a simulação de um voo de asa delta são imperdíveis.

Regiões dos Municípios

O espaço é destinado à promoção dos destinos turísticos do estado do Rio de Janeiro. As cidades das 12 regiões turísticas apresentam seus atrativos e potenciais, envolvendo as principais vertentes do setor: praia, serra, montanha, natureza, patrimônio, ecoturismo, rotas de produtos regionais, parques, cachoeiras, atividades culturais, entre outras.

Espaço Imersivo #TônoRio

A ideia é despertar o público visitante para as diversas alternativas que o estado do Rio de Janeiro oferece, além de valorizar as peculiaridades regionais. O público será convidado a participar de uma experiência sensorial em cinco audiovisuais: Sol, Relevo, Natureza, Gente e Memória. Lá, o visitante percorre os painéis com imagens singulares das belezas dos municípios e todas as suas vertentes atrativas em uma verdadeira experiência multimídia pelo estado.

Boulevard Gastronômico

Destinado às rotas das cervejas e à gastronomia regional. A ideia é fazer da união dos ambientes uma área de confraternização e negócios com os representantes da cadeia produtiva do turismo.

Vivências do Rio – Artesanato e Produtos Rurais

Área para artesãos dos municípios que vão expor os seus trabalhos. Quem passar por lá também poderá conhecer as peculiaridades nos estilos de produção artesanal: queijos, cachaças, café, entre outros.

Serviço:

ExpoRio Turismo

Dias:  20, 21 e 22 de outubro de 2023

Horário:  sexta-feira (20/10), das 13h às 22h; sábado e domingo (21 e 22/10), das 10h às 22h.

Agenda de Shows: Thiago Martins (20), Toni Garrido (21) e Monobloco (22)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.