Homenagem a Carolina Maria de  Jesus na Sala de Leitura Fenig

No Mês da Consciência Negra, a Tarde de Autógrafos na Sala de Leitura Fenig, homenageia a escritora e compositora mineira Carolina Maria de Jesus, autora de “Quarto de despejo: diário de uma favelada” (1960), e outras obras icônicas como “Casa de alvenaria” (1961), “Diário de Bitita” (1986) e “Meu estranho diário” (1996). A escritora Danielle Viana vai autografar, nesta sexta-feira (10), o livro “O diário de Carolina”, a partir das 14h, na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. A ação faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Como pedagoga e especialista em literatura brasileira, Danielle Viana, dedicou-se a escrever sobre uma das autoras que mais admira. “Em ‘O diário de Carolina’, destaco a linguagem sensível e criativa e, principalmente, a coragem de Carolina Maria de Jesus ao descrever o mundo real de miséria, dor e exclusão”, afirma a Daniele, que também é especialista em Teologia e Neuropsicopedagogia. A autora coordena desde 2018, a ação social de leitura, Clube do Livro PILAR, (Projeto de Incentivo à Leitura e Autoestima Resgatada), que hoje tem polos de leitura em várias cidades brasileiras. A ação também organiza feiras literárias em universidades e escolas públicas e privadas. Entre as obras já publicadas por Danielle estão também: Ato de Ler e a (trans)formação do ser (2021); O Diário de Ester (2021) e o A família Lobato e o Monstrinho invisível (2021).

Além da Tarde de Autógrafos, a ação “Livros para Voar” recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); na Sala de Leitura Fenig no TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; Loja Caçula Nova Iguaçu e no Cras Terras de Marambaia.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.