Homícidios dolosos caem 75% em Queimados  após um mês da Operação Segurança Presente

O Programa Segurança Presente começou a atuar nas ruas de Queimados em 6 de janeiro, mas os vinte dias de patrulhamento efetivo, ao lado dos agentes do 24º BPM e do Proeis (Programa Estadual de Integração de Segurança), da Guarda e Ronda Municipais, foram suficientes para derrubar os índices de criminalidade na cidade da Baixada Fluminense. De acordo com o ISP-RJ (Índice de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro), o primeiro mês de 2020 apresentou uma queda de 75% nos casos de homicídio doloso em comparação ao mesmo período do ano passado. Este foi o melhor índice desde 2003, quando os dados começaram a ser analisados.

 Os bons números divulgados não param por aí. Os indicadores de criminalidade também apresentaram quedas em janeiro: os índices de CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais) caíram 75%, de roubos de veículos (-55,5%), de roubo de carga (-50%) e de roubo de rua (-20,7%). O Prefeito Carlos Vilela comemorou os bons resultados: “O poder público está focado em levar, cada vez mais, a sensação de segurança ao cidadão. A prefeitura investiu, o Governo do Estado também, e esta ação conjunta tem obtido êxito”, ressaltou o gestor. 

FOTOS Felipe Bragança

 Outros dados também podem ser analisados positivamente. O número de estupro também caiu consideravelmente: – 80%; os roubos a residências caíram 100%; de veículos -55%; de carga -50%; de celulares -38,7% e a transeuntes apresentou queda de 14%. O secretário municipal de segurança e ordem pública, Eneas Costa, falou sobre a atuação dos agentes de segurança na cidade: “Com a concentração do Segurança Presente no Centro, nós estamos presentes mais frequentemente nos bairros mais afastados. Tanto a Guarda Municipal, quanto a Ronda e a Polícia MIlitar, conseguiram ter uma alcance maior nos patrulhamentos diários e noturnos”, enfatizou.

 Prisões marcaram últimos dias

 Os agentes de segurança pública têm trabalho bastante na cidade. Na última quarta (11), policiais do Proeis (Programa Estadual de Integração de Segurança), a serviço da Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, prenderam um homem com mandado de prisão em aberto por furto. Já no dia 27 de fevereiro, os agentes prenderam dois homem, em flagrante, por roubo a residência seguido de estupro.

Principais quedas no ISP

ROUBO A RESIDÊNCIA (-100%)

FURTOS A COLETIVOS (-80%)

HOMICÍDIO DOLOSO (-75%)

ESTUPRO (-62,5%)

ROUBO DE VEÍCULO (-50,5%)

ROUBO DE CARGA (-50%)

ROUBO DE CELULAR (-38%)

TOTAL DE ROUBOS (29,9%)

ROUBO A TRANSEUNTES (-14%)

LETALIDADE VIOLENTA (-11%)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.