Horto Municipal de Queimados ganha  ação de reflorestamento no Dia da Árvore

Em alusão ao Dia da Árvore – comemorado em 21 de setembro – e à iminente chegada da primavera, o Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo recebeu nesta segunda-feira (21) a primeira ação do Programa Socioambiental Replantando Vida. A ação, realizada pela Prefeitura de Queimados em parceria com a Cedae, consiste na revitalização do espaço, plantio, intervenções para restauração florestal, sinalização das trilhas e atividades de educação ambiental. Além de fazer parte do cumprimento de uma medida compensatória junto ao município, a iniciativa tem como objetivo construir um legado ambiental aos moradores da cidade a partir do Programa de Abastecimento da Baixada Fluminense. 

Voluntário no plantio de uma das 320 mudas de Ipê Amarelo durante a ação, o Prefeito Carlos Vilela destacou a importância de mobilizações em prol do meio ambiente em uma época de tantas perdas para a fauna e a flora do país. “Temos visto com tristeza o que vem ocorrendo no Pantanal. Sabemos que a humanidade precisa cuidar do planeta se quiser viver bem e, por isso, nossa Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais trabalha incansavelmente para educar e orientar a população acerca deste tema. Parcerias como esta são essenciais para nosso município”, declarou o gestor ao lado do secretário da Pasta, Sidarta Cardoso.

Opção para turismo ecológico na Baixada

Recuperado e revitalizado pela Prefeitura, o Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo (Av. Eduardo Celidônio, 1242-1246 – Vila Camarim) se tornou uma alternativa local para fazer trilha, ecopiqueniques ou caminhadas, com 7,34 hectares no total. Temporariamente fechado ao público por conta das medidas de prevenção ao novo coronavírus, o espaço é dedicado a jovens, adolescentes, adultos e idosos, como uma oportunidade de lazer ao ar livre dentro do município. Nesse sentido, o local conta com três trilhas: Ipê Amarelo (Nível Leve – 531m); Pau-Brasil (Nível Moderado – 423m) e Pau-ferro (Nível Moderado – 492m).  

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.