Hospital  da Posse necessita  de doação de sangue

A maior emergência da Baixada Fluminense, o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI, também conhecido como Hospital da Posse) precisa reforçar urgentemente os estoques de sangue de todos os tipos. A quantidade disponível de sangue está crítica para a unidade que realiza cerca 17 mil atendimentos por mês e têm como perfil os casos de trauma. A maioria dos casos do HGNI requer cirurgia. Para manter o estoque abastecido são necessárias 600 bolsas por mês, mas o banco de sangue tem registrado, em média, 290 doações.  

A redução no número de doadores nesta época do ano somada a alta demanda de atendimentos ligou o sinal de alerta na direção da unidade. O HGNI realiza, em média, 600 cirurgias por mês. Além de abastecer o hospital, o Hemonúcleo também fornece bolsas à Maternidade Mariana Bulhões. Um doador de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas.

A quantidade disponível de sangue está crítica para a unidade que realiza cerca 17 mil atendimentos por mês e têm como perfil os casos de trauma

“O consumo de sangue tem aumentado às custas também do aumento da complexidade. Não podemos esquecer que HGNI é um dos únicos hospitais da Baixada Fluminense que atua com cirurgias eletivas ortopédicas, ginecológicas e de câncer, onde os pacientes necessitam de sangue. Precisamos reunir forças para focar na doação de sangue como prioridade, porque isso é imprescindível para cirurgias de alta complexidade em um hospital deste porte”, explica o diretor geral do HGNI, Joé Sestello.

A doação de sangue acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, no banco de sangue do HGNI, localizado próximo à recepção geral. Para doar é necessário que a pessoa esteja bem de saúde, tenha entre 16 e 69 anos e pese mais de 50 quilos. Não é preciso estar em jejum, mas não poderá doar quem tiver consumido bebida alcoólica nas últimas 24h ou comida gordurosa nas últimas 4h. Menores de idade de 16 e 17 anos também podem ajudar a salvar vidas, para isso é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração está disponível no site do Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio): http://www.hemorio.rj.gov.br/Html/PDF/Menor_idade.pdf

O HGNI fica localizado na Avenida Henrique Duque Estrada Meyer, 953, no bairro da Posse, em Nova Iguaçu.

SERVIÇO: Doação de sangue de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30, na Avenida Henrique Duque Estrada Meyer, 953, Posse, Nova Iguaçu.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.