‘Ilustres & Anônimos’: uma homenagem às  personalidades negras da Baixada Fluminense

Ano que vem ele completa a maioridade. O projeto ‘Ilustres & Anônimos’ realiza este ano sua 17ª edição. São 17 anos consecutivos homenageando personalidades negras da Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro, através das lentes do fotógrafo Paulo Santos, cujas histórias muitas vezes são invisíveis aos olhos da sociedade. Atrizes, produtoras culturais, cozinheiras, estudantes, professoras, artesãs, empresárias, microemprendendoras, servidoras públicas, militantes de movimentos raciais e sociais, isto só para falar um pouco delas. Em 2019, Paulo Santos escolheu um elenco só feminino, são 36 mulheres negras agraciadas. No dia 18 de novembro, elas inauguram a exposição fotográfica pelo Dia Nacional da Consciência Negra, pedindo passagem para o reconhecimento de sua trajetória.

“Idealizei este projeto para valorizar as pessoas que contribuem com o crescimento social e cultural da nossa região. Este ano temos mulheres de todos os municípios da Baixada. A exposição é itinerante e irá percorrer os 4 cantos daqui. Precisamos dar visibilidade aos que têm uma história rica e de muito valor construída. Através dessas histórias, mostramos que, apesar de tudo, é possível chegarmos lá. Lá, onde cada um realiza seu sonho e é feliz”,  afirma Paulo Santos.

O TopShopping, que fica na Avenida Governador Roberto Silveira, 540, em Nova Iguaçu, receberá a exposição este ano. Em edições anteriores ela já ocupou o Campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o Campo de Santana, a Central do Brasil, entre outros espaços. Dia 18 de novembro próximo, a partir das 18 horas, no 3º piso, ao lado da Leader, Paulo convida a todos para participarem da homenagem a estas mulheres. Vai ter desfile de moda afro com o grupo Afrontando, de Paracambi, e o solo de dança “O sagrado que habita em mim” com a artista L’ayo. A exposição fica ali até o dia 30. A partir de 1 de dezembro começa sua fase itinerante.

Sobre Paulo Santos:

*   É fotógrafo há mais de 30 anos, sendo seu trabalho voltado para os movimentos sociais.

*      Foi repórter fotográfico do jornal “O Dia”, ficando nessa função de 1995 a 1997, passando a exercer o cargo de editor fotográfico do Caderno Interior até 2001.

*      Fez parte do jornal Maioria Falante, na década de 90, onde com o apoio da Embaixada da Nigéria fez a exposição fotográfica “Olhar da Maioria”, que rendeu ao jornal uma viagem de intercâmbio para Nova York. EUA.

*      Em Nova Iguaçu, desenvolve desde 2001 os projetos “Mulheres que Fazem” e “Ilustres & Anônimos” projetosque transformaram em livros.

*      Em 2011 lançou o livro “Nova Iguaçu Imagens”

*      Em 2014 lançou o livro “Baixada Fluminense em Preto e branco”

*      Em 2015, no Largo da Carioca, no Centro do Rio, fez a exposição fotográfica “Belezas da Baixada”.

*      Em 2017 lançou a segunda edição do livro “Baixada Fluminense em Preto e Branco”.

*      Atualmente trabalha com assessoria de imprensa junto à entidades sindicais e sociais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.