Intervenções do projeto Cidades Inteligentes  darão vida nova à praça em Queimados

‘Cidades Inteligentes’ chega ao Rio de Janeiro. O projeto, que já passou pela capital paulistana na primeira quinzena de setembro, seguindo para Jacareí, Jundiaí e foi até município mineiro, Uberaba, agora leva intervenções artísticas e dá vida nova para um espaço público em Queimados, na Baixada Fluminense. No Rio, a intervenção que acontece na Praça do Cezinha, vai reunir jovens de 12 a 18 anos da região, e também alunos da escola estadual EM Oscar Fanchem para um ciclo que envolve oficinas gratuitas de design paisagístico, mobiliário urbano,  grafite e pintura, sendo que a última é comandada por Fagner ‘FML’, grafiteiro e ilustrador da cidade. Além disso, para potencializar a circulação de pessoas, uma rede de wi-fi com conexão gratuita por um ano será instalada no espaço. Dessa vez, a Numen conta com a parceria do Instituto Enraizados, uma organização de hip hop que busca dar suporte à projetos inovadores e com a ‘Tudo de Cor da Coral’, que foi responsável pela doação das tintas para deixar tudo mais colorido. 

O propósito é mobilizar a comunidade local para atuar na transformação da praça por meio da arte e da sustentabilidade, despertando para a importância de conservar um espaço que é de todos. A praça, que é carinhosamente chamada de Praça do Cezinha em homenagem ao dono do bar que fica em frente ao local, conhecido pelo mesmo apelido, receberá intervenções artísticas que estimulam o protagonismo juvenil, na intenção não só de renovar o ambiente, mas também de possibilitar que, através das técnicas aprendidas, os adolescentes possam desenvolver empreendimentos futuros. A execução das atividades vai acontecer entre os dias 18 e 22 de novembro e, para celebrar o espaço repaginado, será feito um evento gratuito para toda a população, com atrações culturais, com data marcada para 23 de novembro (sábado), das 13h às 16h. 

A ideia é deixar a Praça do Cezinha praça bem colorida com a ação realizada com apoio de jovens do município sob o comando do grafiteiro Fagner ´FML`

O grafiteiro Fagner “FML” mediará o desenvolvimento de um projeto artístico, construído coletivamente através da oficina de grafite. Além disso, haverá também a oficina de design de mobiliário urbano que capacitará os participantes para elaborar um plano de intervenção artística a partir de novos móveis e estruturas em madeira e materiais recicláveis. Por fim, a oficina de design paisagístico vai privilegiar a dimensão sustentável da construção de áreas verdes com diferentes espécies de plantas utilizando o paisagismo como forma de transformação de espaços. 

“A proposta busca incentivar crianças e jovens a estimular a criatividade e viabilizar revitalização dos espaços urbanos com os resultados das oficinas. Serão utilizados materiais comuns e de fácil acesso, buscando o reaproveitamento ou ressignificação de materiais”, comenta Luciana Pitombo, da Plantar Ideias.

O projeto Cidades Inteligentes já passou por São Paulo, Jundiaí (SP), Uberaba (MG) e agora e também levará a sua arte urbana para Queimados (RJ). Com patrocínio da Duratex, por meio da marca Deca, a iniciativa foi concebida pela produtora cultural Numen Produtora e é uma realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil Governo Federal, viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. E na parte da coordenação das atividades, está o estúdio Plantar Ideias, responsável por criar o plano pedagógico e os projetos visuais que serão desenvolvidos nas oficinas grafite, mobiliário urbano e paisagismo. As oficinas com os jovens vão ser ministradas por uma equipe de educadores especialistas nas respectivas áreas, valorizando talentos locais. 

“A ideia não é apenas reinventar e melhorar um espaço público junto com as pessoas do bairro e sim levar a arte ao alcance de todos. Queremos mostrar que a arte pode e deve ser acessível e presente em diversos cantos da cidade. A sensação de pertencimento e de respeito ao coletivo é o que faz cada um querer ser melhor e fazer sua parte”, diz Gianna Toni, produtora executiva do projeto pela Numen Produtora.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.