Lutador de Nova Iguaçu vence mundial e vai lutar na Itália

 Após quatro anos afastado dos tatames, o lutador de jiu-jitsu Gustavo Gussem, vencedor de diversos títulos nacionais e internacionais e último faixa-preta diplomado pela lenda Carson Gracie, voltou à ativa. Em janeiro deste ano, depois de cinco meses de treinos, ele mostrou a que veio, conquistando seu sexto título mundial em Vitória (ES). Agora, o próximo destino é a Europa. Nessa quarta-feira (16/02), Gussem embarca para Roma, onde irá disputar o European Jiu-Jitsu IBJJF Championship, mesmo sem recursos para bancar estadia e treinamentos. Há poucos dias do embarque, ele faz campanha entre amigos e nas redes sociais para poder custear a semana de competições na capital italiana.

“Decidi voltar a lutar por dois motivos: primeiro, meu filho Ramon, de 5 anos, ainda não tinha me visto lutar. Apenas minha filha Layla, de 9, e meu filho Diego, de 15, viram eu ser campeão, e quero dar essa oportunidade pro menorzinho da turma. Segundo, não encerrei minha carreira oficialmente, e gostaria de fechar esse ciclo da melhor forma possível, lutando por mais duas temporadas”, afirma Gustavo. 

A passagem para a Itália já está garantida, mas Gustavo ainda não conseguiu a quantia necessária para custear alimentação, hospedagem, teste de antígeno e os treinos que ele precisa fazer na Europa. Dos cerca de R$ 15 mil necessários, ele só conseguiu arrecadar cerca de R$ 3 mil, e conta apenas com um patrocinador, a empresa  Zicco Autopeças.

“Com o currículo que tenho, já tendo vencido diversas competições nacionais e internacionais, achei que conseguiria patrocínio para financiar 100% do meu projeto de finalizar minha carreira vitoriosa. Mas, a situação atual não está favorável, e decidi pedir a ajuda dos amigos nessa reta final”, afirma o lutador.

Gussem espera que sua história sensibilize os amantes do jui-jitsu, que podem contribuir com qualquer quantia para que ele consiga encerrar a carreira em grande estilo. Para isso, ele não se importa em divulgar o próprio CPF, pelo qual pode receber doações via PIX: 07675923790.

“Qualquer quantia é bem-vinda. Espero poder contar com a ajuda de quem gosta de artes marciais, e prometo me empenhar ao máximo para fazer valer cada centavo investido”, diz o campeão.

Entre os maiores feitos de Gustavo Gussem está a proeza de ter sido, até hoje, o único lutador do mundo a conquistar, por duas vezes consecutivas, cinco medalhas em uma única edição de campeonato mundial, em 2016 e 2017. Nos Estados Unidos, ele chegou a morar com Carlson Gracie, de quem guarda, até hoje, uma carta escrita de próprio punho, na qual o mestre tece elogios ao discípulo, a quem considerava como um filho.

A experiência adquirida por Gustavo Gussem inclui o trabalho como sparing de grandes nomes do MMA, como Oleg Taktarov, Marc Kerr, Wallid Ismail, Anderson Silva, Rodrigo Minotauro, Rogério Minotouro e Wanderlei Silva, entre outros.

Sobre suas expectativas para o campeonato em Roma, Gustavo é a confiança em pessoa.

“Independentemente de ter ficado parado por um bom tempo, nunca penso em lutar sem ser para vencer. Tenho um ótimo retrospecto nas competições, quase sempre com no pódio”, afirma o lutador.

Com talento reconhecido em sua cidade, Gustavo fez jus a receber a Medalha Comendador Soares, honraria máxima concedida pela Câmara Municipal de Nova Iguaçu.

“Quero voltar da Roma para Nova Iguaçu com mais uma medalha no peito, para que os jovens da minha cidade percebam que é possível conquistar vitórias se você se dedicar, com disciplina e determinação”, finaliza Gussem.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.