Mangaratiba fará parte do  Projeto Lixo Fora D’água

O município de Mangaratiba acaba de ser inserido em um projeto pioneiro de despoluição marítima. O ‘Lixo Fora D’água’ vai ajudar a combater as fontes de poluição na orla da cidade e a reconfigurar a gestão do lixo encontrado nas praias. A iniciativa será desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Serviços Públicos.

De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Jorge Fernandes, o Projeto Lixo Fora D’água vai ajudar o município a identificar os principais poluentes que prejudicam a orla marítima de Mangaratiba e as possíveis soluções para proteger todo o ambiente marinho.

“Essa é uma iniciativa muito positiva para nossa cidade. Vamos conseguir melhorar a limpeza das praias, diminuir a poluição no mar, conscientizar a população e ainda garantir mais proteção para fauna e flora marinha”, explicou.

Nas próximas semanas as equipes do projeto estarão na cidade para fazer uma análise completa das fontes poluentes na orla e um diagnóstico da situação dos resíduos sólidos do município. Já as próximas etapas, que serão feitos em parceria com a Prefeitura, incluem mutirões de limpeza, ações de conscientização junto a população, entre outras atividades de proteção ambiental.

Sobre o Projeto:

O projeto Lixo fora D’água reúne um conjunto de estudos, ações e proposições que visam identificar e combater as fontes terrestres de poluição marinha, ocasionadas pela gestão inadequada de resíduos sólidos urbanos e que culminam na poluição das águas.

Os consultores especialistas do projeto tem como objetivo desenvolver práticas de gestão de resíduos sólidos urbanos e identificar as possíveis lacunas que provocam a destinação incorreta de materiais pós-consumo – em especial os itens plásticos – no estuário e orla marítima.

A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente e Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.