Mangaratiba terá espaço exclusivo para  atender mulheres vítimas de violência

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (4), na unidade da Faetec na Praia do Saco, os treinamentos para os profissionais das equipes que vão atuar diretamente no atendimento da Sala Lilás, um espaço de atendimento às mulheres vitimas de violência. As atividades de capacitação das equipes vão até o dia 05 de março.

A Sala Lilás é um local que vai oferecer o atendimento especializado e humanizado para as mulheres, sejam elas crianças, adolescentes, adultas ou idosas, que são vítimas de violência física e/ou sexual. Mangaratiba é o primeiro município da Costa Verde e o quinto do Estado do Rio de Janeiro que irá ter uma Unidade da Sala Lilás. A inauguração está prevista ainda para o mês de março.

O prefeito Alan Costa, o Alan Bombeiro elogiou a iniciativa da Secretaria de Saúde. “A Secretária Sandra e toda a sua equipe estão de parabéns por identificar essa necessidade de Mangaratiba. No município há alguns registros de casos de violência doméstica e a sensibilidade de implantar uma ferramenta dessas é fundamental para a defesa, proteção e cuidado da mulher”.

“Sem sombras de dúvidas, esse momento de capacitação é muito importante para aprendermos a lidar com cada caso específico que vamos atender diariamente. Nossa equipe de atendimento da Sala Lilás será composta por dois ginecologistas e um pediatra, todos peritos ad hoc (para esta finalidade)”, destacou a Secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco.

Hugo Borges

Os treinamentos para as equipes que vão atuar no atendimento da Sala Lilás estão sendo coordenados pelo programa da Secretaria de Saúde, o ARTE VIVA, que é subordinado à Superintendência de Atenção Básica e responsável pelo planejamento de ações estratégicas para prevenção e enfretamento de violência contra as mulheres, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com transtornos mentais, LGBTI e negros.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.