Maternidade de Caxias completa um  mês com mais de 490 partos realizados

A Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra completou um mês de funcionamento. Neste período, a unidade da rede municipal de saúde de Duque de Caxias realizou 331 partos normais e 167 cesáreas, totalizando 498 nascimentos. Os números de serviços prestados também superaram as expectativas, contabilizando 1.300 atendimentos e 330 internações.

A maternidade funciona em regime de plantão de 24 horas, atendendo mulheres com gravidez de baixo e alto risco, com equipamentos modernos e profissionais especializados. A unidade possui centro cirúrgico, ambientes de recuperação pós anestésica (RPA), 20 leitos de neonatal e 10 de UTI materna. Em breve, estarão em funcionamento a UTI materna e neonatal. A unidade possui ainda 12 enfermarias com seis leitos cada, uma enfermaria com cinco leitos, e mais três de isolamento, totalizando 80 leitos. Todos os espaços contam com climatização e área para acompanhantes.

Para a Dra. Clara Carvalho, subsecretária municipal de Saúde e diretora da maternidade, o primeiro mês foi de muito trabalho com a adaptação de toda a equipe multiprofissional e funcionários que vieram da antiga maternidade do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo. “É muito gratificante ver a equipe motivada e as centenas de atendimentos e serviços realizados. Os desafios são muitos, mas os resultados positivos superam os problemas que enfrentamos neste primeiro mês. Temos a melhor estrutura física, equipamentos e pessoal. Faremos desta maternidade uma referência para todo o estado”, destaca a diretora.

Na unidade, as gestantes podem contar com um Centro de Parto Normal (CPN) com oito PPPs (unidades de Pré Parto e Puerpério), que são quartos individuais e com privacidade, e também com uma unidade transfusional, lactário, farmácia, ginecologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, serviço social e um laboratório de análises clínicas. No acolhimento, as mães contam com cardiotocografia e classificação de risco.

PARTO HUMANIZADO É DIFERENCIAL DA UNIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de Duque de Caxias ressalta um diferencial na nova maternidade, que é o parto humanizado, que garante que as mães e os bebês não sejam separados em nenhum momento durante o processo. Trata-se de um conjunto de boas práticas adotadas para que o momento do parto seja menos doloroso para a mãe e o bebê, e mais participativo para o pai. Por meio de diversos recursos, a unidade proporciona às gestantes e aos bebês, mais conforto e segurança neste momento tão especial.

Entre as práticas adotadas estão a garantia do direito ao acompanhante, em cumprimento à Lei Federal nº 11.108, de 7 de abril de 2005; a permanência do bebê nos braços da mãe, logo após o nascimento, ainda com o cordão umbilical intacto. Uma das novidades é que, na maternidade, o cordão umbilical pode ser cortado pela equipe que acompanha o parto ou pelo parceiro/acompanhante de escolha da mãe.

Outras medidas do chamado parto humanizado que já estão sendo aplicadas na unidade são medidas ambientais de diminuição da luminosidade e dos ruídos sonoros, medidas físicas, como garantir a livre movimentação, estímulo do ‘caminhar’ durante o trabalho de parto e exercícios pélvicos, massagem corporal e exercícios respiratórios com o objetivo de promover alívio da dor, exercícios com bola auxiliando na descida e dilatação do colo uterino durante o trabalho de parto, entre outros.

A unidade adotou ainda o projeto Árvore da Vida, uma iniciativa que conta com a participação da equipe de enfermagem obstétrica. A placenta é carimbada em uma folha de papel acompanhada de um breve histórico do parto e dados do recém-nascido. Uma recordação carinhosa do nascimento e que já se tornou uma referência do trabalho.

A Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra está localizada na Avenida Automóvel Clube, 275, em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.