Moradores de Vila Toscana lotam  tendas do ‘Prefeitura Presente’

Da janela do apartamento 103, do Bloco Ceará, do Condomínio Vila Toscana, em Cabuçu, o chefe de cozinha Moisés Lima Santana, de 41 anos, avistou as tendas da saúde, assistência social e educação do programa ‘Prefeitura Presente’ serem montadas. Sem perder tempo, ele deixou a residência e foi um dos primeiros a se inscrever na Agência Nova Iguaçu de Oportunidades, em busca de uma vaga de trabalho com carteira assinada. O evento ofereceu serviços gratuitos aos moradores do conjunto que faz parte do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ e é dividido em quatro condomínios (Ceará, Maranhão, Alagoas e Bahia), que somados chegam a 1.140 apartamentos.  
“Há oito meses que não sei o que é ter a carteira assinada. Faço uns ‘bicos’ e a renda é baixa. Aproveitei que o evento é em frente à janela da minha cozinha e corri logo para tentar que me encaminhem para uma vaga de emprego. Ainda tive tempo de conseguir a certidão de casamento. Ter ações como esta na porta de casa é importante, pois nosso bairro é distante do Centro de Nova Iguaçu e não precisamos gastar dinheiro de passagem para ter tudo isso aqui perto”, afirmou Moisés, que mora num apartamento com dois quartos com a companheira, um filho de 2 anos, a sogra, duas enteadas, uma delas com um casal de gêmeos de apenas três meses de vida.

A sogra dele, Maria Benice de Lourdes, de 68 anos, pernambucana de Santa Cruz do Capibaribe e moradora de Nova Iguaçu há 50 anos, foi outra que aproveitou os serviços gratuitos do ‘Prefeitura Presente’. Ela estava com a glicose alta.
“Estava 185. Liguei o sinal de alerta! Vou ter que cortar o açúcar de qualquer jeito. Foi bom fazer esse teste para diabetes”, garantiu a idosa.

Os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde foram: agendamento de mamografia, realização de testes rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV, pesagem para o Bolsa Família, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar e caderneta do idoso.

Preocupada com o câncer de mama, a doméstica Mary Faustino da Silva, 63, agendou sua mamografia, que não é feita há 8 anos. “Aproveitei o dia de folga para cuidar um pouco da minha saúde. Já vi várias pessoas morrerem de câncer de mama e não quero ser surpreendida com essa doença. Melhor se prevenir”, contou.

Durante o evento, ainda houve cadastro no programa ‘Busca Ativa Escolar’, que visa verificar a demanda vagas para crianças que estão fora da escola; orientações para liberação de alvará para empresas; solicitação de segunda via de impostos e parcelamento de dívida ativa (IPTU, taxas, ISS), além de isenção de IPTU para idosos e orientação e consulta de processos da Secretaria Municipal de Economia e Finanças (SEMEF).

Já a Secretaria de Assistência Social ofereceu o cadastramento e recadastramento do ‘Bolsa Família’ e benefício de Prestação Continuada; agendamento de 1ª e 2ª via de carteira de trabalho e de 2ª via de RG, da carteira do idoso; reconhecimento de paternidade; Vale Social; ID Jovem e cadastramento na Agência Nova Iguaçu de Oportunidades.

A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) levou diversão com atividades do ‘Matemática na Praça’, oficina de artesanato, contação de histórias, pinturas e recreação para as crianças. A Suvam deu orientações sobre o controle de roedores (PCR), caramujo (Malacologia), cuidados com água (Vigiágua), prevenção de desastres ambientais (Vigidesastres) e sobre a dengue.

O próximo ‘Prefeitura Presente’ será no dia 29 de outubro, no Condomínio Fabio Maler, na Avenida Abílio Augusto Távora (Estrada de Madureira), 10555, Cabuçu.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.