No Dia da Baixada, André Ceciliano reúne mais de 10 mil pessoas ao lançar pré-candidatura ao Senado

A forte chuva que caiu no Rio de Janeiro neste sábado, 30 de abril, não não impediu o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio, André Ceciliano, de receber o público de braços abertos para o Grande Encontro em Defesa do Rio, promovido pelo PT que lançou sua pré-candidatura ao Senado. O evento reuniu cerca de dez mil pessoas no Via Music Hall, em São João de Meriti, e contou com a presença de personalidades políticas de diferentes vertentes ideológicas.

Conhecido pela sua capacidade de diálogo, o pré-candidato ao Senado conseguiu reunir deputados estaduais, federais e vereadores de 12 diferentes partidos, de diferentes ideologias políticas, e também representantes de sindicatos, como a CUT e movimentos como o MST, até entidades patronais, como a Associação dos Supermercados e a Rio Indústria.

André Ceciliano com a esposa Ludmilla e o filho Andrezinho – Foto: Antonio Pinheiro

André reforçou em seu discurso seu perfil conciliador. “Um sujeito falou assim: mas eu vi você beijando o governador. Tem uma foto sua beijando o governador! Tem uma não, tem mais de vinte!! Porque eu faço assim com todo mundo. Com muito respeito, mas com posição política, sem abrir mão das minhas convicções”, começou. “Eu não me envergonho do meu partido, nem me envergonho de ser político. O meu único partido foi o PT, quando alguns saíram nos piores momentos, nós fizemos questão de ficar, de botar a estrela no peito e defender o legado do presidente Lula e da presidenta Dilma. Como eu disse no inicio: seguramente temos torcedores aqui de várias correntes, mas o que a gente precisa nesse momento é unificar o estado do Rio de Janeiro. É buscar para o estado do Rio de Janeiro, como falou o presidente Lula, o desenvolvimento econômico e o emprego!”.

Do presidente da União Brasil, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, que recentemente declarou o apoio de seu partido à candidatura do petista ao Senado, até as deputadas Jandira Feghali (PCdoB), Benedita da Silva (PT) e a ex-deputada Cidinha Campos, André não apenas deu uma demonstração de sua força política em todo o estado, mas também do carinho que conquistou ao longo dos anos. Comitivas de várias partes do estado foram prestigar o evento.

O presidente estadual do Progressistas, o deputado federal Dr. Luizinho, destacou a importância de figuras agregadoras como Ceciliano para o estado do Rio.

“Quem me ligava todos os dias, no auge de pandemia, perguntando como a Assembleia Legislativa poderia fazer para ajudar era o deputado André Ceciliano”, lembrou em discurso o deputado que também é coordenador da Comissão Externa de Enfrentamento da Covid-19 na Câmara Federal. “Pensamos diferente em muitas coisas, mas o Rio de Janeiro nos une”, disse.

Rogerio Lisboa, prefeito de Nova Iguaçu, agradeceu emocionado a ajuda que André Ceciliano deu ao município nos últimos anos.

“O André tem a característica de ouvir e resolver. Todos os momentos que minha cidade teve problemas, ele abriu as portas de onde eu não conseguia chegar”, revelou.

O presidente do PROS, deputado Max Lemos, afirmou que “se hoje o Rio de Janeiro está batendo recordes de arrecadação, isso se deve em boa parte aos projetos que André aprovou na Alerj. “Ele pacificou a política do Rio”, disse Max, para quem André no Senado será um grande embaixador do Rio em Brasília.

Lideranças do Partido dos Trabalhadores falaram em consonância sobre o respeito às instituições e a importância da democracia. João Maurício de Freitas, presidente do PT-RJ, destacou a coragem do presidente da Alerj em se manter no partido mesmo durante a crise. “Quando estávamos no deserto, André estava com a gente, ele não nos abandonou. Esse encontro representa a defesa do Rio de Janeiro, o fortalecimento da democracia e a luta pela recuperação do estado. É lula lá e André aqui”, defendeu o presidente do PT-RJ.“, reiterou contundente.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou mensagem de apoio em vídeo reproduzido durante o evento. Em sua fala, Lula mostra felicidade com a disposição de Ceciliano em ser pré-candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro. “É muito importante essa reunião que vocês estão fazendo, porque o André pode ser a grande solução para o estado do Rio.”

O evento encerrou com poesia e música. O artista Luiz Barbalho cantou junto de André Ceciliano a música Cidadão Baixada, composta em parceria com o poeta Naldo Villa Nova, de Paracambi. Natural de Nilópolis, Ceciliano disse que a música deveria ser o hino da Baixada Fluminense, em seguida recitou os versos antes de Barbalho cantar: “Eu moro na Baixada Fluminense, quem quiser que pense o que quiser pensar, estou num sufoco medonho, mas não me envergonho desse meu lugar. Aqui a nossa poesia não tem maresia nem brisa do mar, mas tem a força da alegria e um Deus verdadeiro que me faz cantar”.

Ceciliano e ó vice-presidente do PT nacional, Washington Quaquá – Foto: Antonio Pinheiro

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.