O Mês da Mulher é marcado por uma série de ações para conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher no Estado do Rio de Janeiro. E não poderia ser diferente na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), que tem uma pasta dedicada às Políticas para as Mulheres. Em março, o Ônibus Lilás visitará nove municípios para levar prevenção, orientação e assistência a localidades que não possuem equipamentos para atender mulheres em situação de violência.
O serviço itinerante esteve em Magé (Piabetá) (12/3), estará em São Gonçalo (14/3 – com caminhada), Magé (17/3), Queimados (19/3), Tanguá (25), Saquarema (26), Iguaba Grande (27), Araruama (30), Macaé (30) e Conceição de Macabu (31). Os veículos contam com uma equipe de assistentes sociais, psicólogas e advogadas. O atendimento é realizado em ambiente acolhedor e privativo dentro dos ônibus.

Além da agenda intensa do Ônibus Lilás, a SEDSODH vai inaugurar as novas instalações do Centro Especializado em Atendimento à Mulher (CEAM) de Queimados, para oferecer melhor acolhimento às mulheres em situação de violência na Baixada Fluminense, região que concentra grande número de agressões e feminicídios. Neste dia, haverá também a visita do Ônibus Lilás.

Em linha com as orientações do governador Wilson Witzel, a SEDSODH tem priorizado o fortalecimento das ações de enfrentamento à violência contra a mulher e a prevenção de feminicídios. Em 2019, foram registrados mais de 3 mil atendimentos nos serviços de apoio e proteção à mulheres em situação de violência em todo o Estado do Rio de Janeiro. De outubro de 2019 a janeiro de 2020 foram realizados 183 atendimentos e 161 orientações nessas unidades móveis em 18 municípios, além de ações sociais conjuntas para emissão de documentos – destacou a secretária Fernanda Titonel.
Segundo ela, a SEDSODH também tem investido na melhoria das instalações dos equipamentos para assistência às mulheres. “Vamos continuar empreendendo nossos esforços para oferecer a essas mulheres o melhor acolhimento possível nos Ciams e Ceams e também na sede do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedim)”, afirmou a secretária.

Outra conquista para a luta das mulheres, ressalta Fernanda, é o novo Disque Cidadania e Direitos Humanos (0800 0234567), que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O novo serviço da SEDSODH recebe denúncias sobre assédio, agressão e demais violações aos direitos humanos.

As comemorações pelo Mês da Mulher na SEDSODH foram iniciadas domingo (8), com participação de equipes para levar a campanha #NãoéNão – de combate ao assédio e à violência sexual contra a mulheres – à Corrida das Poderosas, no Aterro do Flamengo.  Na ocasião, foram distribuídos adesivos e ventarolas da ação, realizada durante o Carnaval em grandes blocos e nos desfiles do Grupo Especial e das Campeãs, na Marquês de Sapucaí.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.