Nova Iguaçu comemora Dia das  Crianças nos centros de atenção

Guloseimas como cachorro-quente, pipoca, açaí, algodão doce, hambúrguer, salgadinho, churros e refrigerante fizeram parte do cardápio das crianças de duas unidades da Prefeitura de Nova Iguaçu ontem (16). No Centro de Atenção em Saúde Funcional (CASF) Ramon Pereira de Freitas (antiga AACD-Associação de Assistência à Criança Deficiente) e no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Capsi) Dom Adriano Hipólito, a comemoração pelo Dia das Crianças ainda contou com distribuição de brinquedos como bonecas, bolas e carrinhos.

“As grandes datas, como Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, festa Junina e Natal são comemoradas por nós, pois nossa intenção é propagar interação entre pacientes e profissionais terapeutas. Esse momento aumenta a aproximação entre eles. Começamos em março de 2018 com 200 pacientes, e hoje, já temos mais de 550. Nosso número só cresce, ainda mais por oferecermos vários serviços, como fisioterapia, respiratória aquática, psicodagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, entre outros”, afirmou a diretora do CASF, Denise Flávio de Carvalho Botelho.

No local ainda teve corte de cabelo e muita animação com personagens infantis, como o Capitão Gancho e Malévola.

“Minha filha ficou encantada com a festa. É um momento de diversão que só faz bem a ela. A Ariane, de 7 anos, nasceu com uma paralisia cerebral, mas hoje já anda e vem evoluindo bem, melhorando sua coordenação motora. O atendimento mais humanizado na unidade tem contribuído para sua recuperação e ela teve uma melhora até na escola”, garantiu a dona de casa Regiane Lopes da Silva, mãe da menina.

Alberto Jorge Fernandes de Freitas, pai de Ramon Pereira de Freitas, falecido em agosto de 2016 e que dá nome ao CASF do Jardim da Viga, participou da festa e contou que sempre se emociona ao ver um cadeirante.

“Lembro logo do meu filho. Sinto-o mais próximo de mim. Bate aquela saudade linda, onde só ficam as boas lembranças. Saber que o CASF tem o nome do meu filho me emociona. Ramon tinha 25 anos quando nos deixou. Ele nasceu com uma distrofia muscular e foi homenageado por ser o primeiro jogador de futebol de cadeira motorizada da América do Sul”, contou Alberto, que deu um forte abraço no cadeirante Francisco Esley Loiola Martins, 19, que sofre de uma amiotrofia espinhal e faz tratamento no CASF.

A antiga AACD fechou as portas em março de 2018 deixando centenas de pacientes sem tratamento. Para atender essas pessoas, a Prefeitura de Nova Iguaçu assumiu a gestão da unidade no dia 26 de março, passando a se chamar Centro de Atenção em Saúde Funcional (CASF) Ramon Pereira de Freitas (antiga AACD-Associação de Assistência à Criança Deficiente).

Desde a criação do CASF, foi retomado a oficina ortopédica, que já havia sido fechada pela AACD.

MAIS FESTA

Já no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Dom Adriano Hipólito, também não faltou diversão. Segundo a diretora da unidade, Sebastiana Ribeiro da Costa Andrade,  que atende a cerca de 500 crianças, a maioria com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e oferece atendimento como fisioterapia, psicologia, assistência social, pediatria e psiquiatria, a festa homenageou as crianças e fortaleceu o vínculo entre os pais e profissionais.

“Além de brincarem e comerem guloseimas, as crianças fizeram novas amizades. Foi um dia diferente”, comentou a diretora.

Mãe de Ana Beatriz, de 15 anos, que sofre com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Júlia dos Santos Borges Moares, de 31, salientou que a festa é um momento único para as crianças interagirem entre si.

“Elas ficam mais unidas e reforçam a amizade. Minha filha teve melhoras em seu comportamento após vir pra cá. Está mais sociável, calma, comunicativa e disciplinada”, contou a moradora do bairro Rancho Fundo, em Nova Iguaçu.

O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Dom Adriano Hipólito funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Humberto de Campos, 113, Bairro da Luz, Nova Iguaçu.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.