Nova Iguaçu lança Disque Queimada para  população denunciar incêndios florestais

A Prefeitura de Nova Iguaçu tem uma nova ferramenta no combate aos incêndios florestais na cidade. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR), em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Civil (SMDC), lançou, nesta quarta-feira (22), o Disque Queimada. Quem flagrar incêndios ou até mesmo possíveis causadores de queimadas podem fazer a denúncia pelo telefone 0800 022 3660. A ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar.

O serviço funciona durante os sete dias da semana, 24 horas por dia. A central de atendimento fica baseada na Defesa Civil, responsável por repassar as denúncias à SEMADETUR. Esta, por sua vez, enviará equipes da Guarda Ambiental Municipal (GAM) ao local para conferir a procedência da informação e, em caso positivo, iniciar o combate às chamas. Se for necessário, o Corpo de Bombeiros de Nova Iguaçu (4º GBM) também será acionado.

“Estamos tendo um aumento no número de incêndios florestais na cidade. O Disque Queimada será importante, pois funcionará de forma ininterrupta para sermos acionados pela população a qualquer hora do dia ou da noite”, explica a secretária da SEMADETUR, Fernanda Braga.

Para o secretário da Defesa Civil, tenente-coronel Jorge Ribeiro Lopes, as queimadas, em sua maioria, são criminosas e podem ser evitadas se denunciadas a tempo. “A mobilização do cidadão é fundamental. Uma ligação pode nos ajudar a combater as chamas logo em seu início ou até mesmo impedir uma queimada”.  

Serra de Madureira

As queimadas na Serra de Madureira se tornaram rotina. Nos últimos meses, recebemos diversas imagens de moradores da região denunciando queimadas principalmente no trecho entre o K-11 e o bairro da Luz.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.