Nova Iguaçu marca presença no  Seminário das Baianas de Acarajé

O ofício das baianas de acarajé foi tema do Seminário das Baianas de Acarajé, realizado entre os dias 21 e 23 de novembro, na Casa dos Sete Candieiros, localizada no Centro Histórico de Salvador.

O evento, organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Associação das Baianas do Acarajé (Abam), reuniu detentores e interessados na preservação e na valorização da manifestação cultural, com o objetivo de discutir questões consideradas prioritárias para a articulação das baianas de acarajé e para o fortalecimento do processo de salvaguarda do bem, registrado em 2005 como Patrimônio Cultural do Brasil.

Além das soteropolitanas, o seminário contou ainda com participantes de outros estados como Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. “Conhecemos a realidade de Salvador, mas precisamos ouvir as mulheres que vêm de outros lugares, pois o título de Patrimônio Cultural é nacional”, explica a presidente da Abam, Rita Santos.

Representando a cidade de Nova Iguaçu, Marcia Passos, do Restaurante Jeitão da Baiana, participou do seminário com apoio da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacação de Nova Iguaçu (Fenig) e da Secretaria Municipal de Cultura. “Foi muito gratificante representar minha amada Nova Iguaçu num evento tão importante quanto este. Foram dias de muito aprendizado. Só tenho a agradecer a oportunidade”, destacou ela.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.