Nova Iguaçu segue atendendo população vítima das chuvas

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu divulgou novo boletim das consequências do temporal, que atingiu a cidade entre a noite de sábado (13) e a madrugada de domingo (14/01). Já foram registradas 259 ocorrências e há 90 pessoas desalojadas. Não há mais famílias desabrigadas, nem ponto de alagamentos na cidade. Até o momento, três pessoas morreram em decorrência do temporal. Desde domingo, o município está em situação de emergência.

Para atender a população, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) tem 13 pontos de atendimento disponibilizados para o cadastramento das vítimas da chuva intensa. Não há prazo para o fim deste cadastramento. Após isso, equipes da SEMAS visitarão as famílias cadastradas para que elas recebam cestas básicas, kits de limpeza e de higiene pessoal e colchonetes.

O atendimento no CRAS de Comendador Soares, a partir desta terça-feira (16), será feito no Colégio Estadual Comendador Soares, na Rua Milton Silva, 120. No mesmo local, haverá serviços do RJ para Todos, programa do Governo do Estado, para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os serviços oferecidos são retirada de documentos, como identidade, isenção para certidões de nascimento, casamento e óbito, habilitação para casamento, carteira de trabalho digital e balcão de empregos, entre outros.

Quem estiver em situação de risco deve ligar para os telefones: 199, 2667-5751 e 981609740.

O temporal deste fim de semana foi o maior registrado em Nova Iguaçu desde o início das medições dos índices pluviométricos na cidade, em 2008. Em apenas 14 horas foram 235 mm de chuva, o que representa 77% da média histórica para todo o mês de janeiro. O bairro Moquetá foi o mais atingido, com 57mm de chuva em apenas uma hora.

Diversas secretarias seguem disponibilizando equipes para fazer o trabalho na rua. Estão sendo usados equipamentos para a limpeza e desobstrução de bueiros, valões e rios, assim como a remoção de entulhos.  Agentes da Defesa Civil seguem nas ruas fazendo vistorias de imóveis, ruas e em pontos com possibilidade de deslizamentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.