Olimpíada da Longevidade reuniu 450 atletas em Nova Iguaçu
Raphael Bittencourt/PMNI

“Todos aqui são vencedores pelo simples fato de estarem competindo. Não interessa taça, troféu ou medalha, mas sim estarmos em condições de participar e nos divertir”. O depoimento é de José Roberto Vicente, 75 anos, representante do Espaço Municipal da Terceira Idade (ESMUTI) na Olimpíada da Longevidade, realizada no último sábado (28), na Vila Olímpica de Nova Iguaçu.

A competição reuniu cerca de 450 idosos em diversas atividades como corrida de revezamento, chute ao gol, peteca, bola ao cesto, jogos de dama, dominó e boliche. Durante a cerimônia de abertura dos jogos, o prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa, anunciou que está perto de fechar um acordo com a iniciativa privada para investir em atividades físicas voltadas para a terceira idade.

“Nova Iguaçu possui 200 núcleos de atividades para idosos. Vamos convocar todos eles e fazer uma parceria público-privada para investir neste trabalho e dar um salto de qualidade. Queremos fazer na cidade o maior programa do país voltado para a terceira idade”, disse o prefeito. Ele lembrou que a Prefeitura já vem realizando parcerias público-privada que vem beneficiando a população, especialmente na área de saúde, como a que ampliou a oferta de cirurgias de cataratas pelo SUS.

Esta é a segunda vez que a Vila Olímpica recebe a Olimpíada da Longevidade. A primeira foi ano passado, logo após o espaço ser reinaugurado depois de passar por uma grande reforma. “Quando assumimos, a Vila Olímpica estava fechada. Nós imediatamente investimos aqui e entregamos uma obra com muita qualidade”, recordou Rogerio Lisboa. “O próximo passo é reformar o ginásio”, acrescentou o prefeito. Esta obra do ginásio já foi licitada pela Prefeitura e deve ser iniciada nos próximos.

Na edição do ano passado, a Olimpíada da Longevidade reuniu 300 atletas de Nova Iguaçu, Mesquita e Paracambi. Este ano, com exceção de Paracambi, também estiveram representadas Queimados, Magé e Rio de Janeiro.

“A ideia é que a Olimpíada se torne cada vez maior e seja realizada em outros municípios, como já aconteceu em Mesquita, este ano. Nosso objetivo é fazer destes jogos uma política pública não só na Baixada Fluminense, mas em todo o estado. Queremos que a Olimpíada da Longevidade se torne uma tradição”, disse o secretário municipal de Esporte e Lazer Alexandre Batista.

Já o subsecretário da pasta, Rafael Reina, responsável pela organização do evento, reforçou as palavras do atleta José Roberto Vicente. “Muitos vêm aqui para competir, brincar, se divertir. A olimpíada preenche todas estas lacunas. Independentemente do resultado, todos aqui saem vitoriosos”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.