Ônibus Lilás e ação social celebram o outubro rosa em Mesquita

O outubro rosa terá duas comemorações especiais nesta semana, em Mesquita. Nesta quarta-feira, dia 16, estacionará na Praça Darcy Ribeiro, antiga Praça da Revolução, no Centro de Edson Passos, o Ônibus Lilás, do governo do estado. Já na sexta-feira, dia 18, haverá uma ação social promovida pela equipe do Espaço Mulher Mesquitense, focado na saúde e na autoestima da população feminina da cidade.

Equipe do Estado dará assistência jurídica e prefeitura oferecerá serviços e aula de zumba nesta quarta (16) e sexta-feira (18), em Edson Passos

O Ônibus Lilás levará informações sobre prevenção à violência contra a mulher e prestará atendimento às vítimas que procurarem o serviço. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), por meio de sua Subsecretaria de Políticas para as Mulheres. “O ônibus permite o fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres, levando atendimentos e palestras de forma itinerante, para as pessoas. Mesquita é o primeiro, ele irá também para Barra Mansa, Volta Redonda, Paraíba do Sul e outros municípios”, avisa Patrícia Xavier, superintendente de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do estado do Rio.

Os ônibus são equipados com salas fechadas, para garantir privacidade às mulheres, com modelo de atendimento multidisciplinar para vítimas de violência. No local haverá uma psicóloga, uma assistente social e uma advogada em esquema de plantão, das 10 às 15h. Neste Outubro Rosa, a programação conta ainda com palestras e informações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Uma apresentação de zumba, comandada pelo coreógrafo Antônio Carioca, professor do Espaço Mulher Mesquitense, também está programada.

Na sexta-feira, a ação social começará às 13h e tem previsão de encerramento às 17h. “Queremos conscientizar mulheres e homens sobre a importância do exame preventivo do câncer de mama. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais eficaz tende a ser o tratamento”, destaca Silvania Almeida, coordenadora de Políticas para Mulheres de Mesquita. As mulheres contarão também com serviços gratuitos focados na autoestima, como corte de cabelo, sobrancelha e maquiagem, além de outros direcionados para a assistência social e a saúde.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.