Operação coordenada pelo Detran.RJ interdita onze ferros-velhos em Nova Iguaçu

Onze ferros-velhos situados às margens da Rodovia Presidente Dutra,  em Nova Iguaçu, foram fechados nesta quarta-feira, durante mais uma edição da Operação Procedência Segura, coordenada pelo Detran.RJ.  Do total, seis estabelecimentos foram autuados, fechados por crime ambiental e seus proprietários conduzidos para a delegacia. Todo o material foi removido e levado para destruição. Os outros cinco estabelecimentos foram interditados por  não estarem credenciados e com a documentação em dia. Esses ficarão lacrados e somente poderão voltar a funcionar mediante credenciamento no Detran.

A operação Procedência Segura é realizada pela força-tarefa criada pelo Governo do Estado para coibir o roubo de veículos e a comercialização de peças de automóveis roubados.  Participam da ação o Detran.RJ, a Polícia Civil, o Corpo de  Bombeiros, a Polícia Militar e o Instituto do Meio Ambiente (Inea).

As equipes chegaram às lojas situadas no quilômetro 13 da Rodovia Presidente Dutra nas primeiras horas da manhã. Fiscais do Detran.RJ e policiais civis se dividiram entre os ferros-velhos do local, um ao lado do outro, para checar a documentação dos estabelecimentos, bem como a procedência das peças e sucatas que estavam sendo administradas.

Essa é a quarta ação da Operação Procedência Segura, com base no decreto estadual número 48.642/23, de agosto do ano passado, que instituiu a força tarefa para atuar nas operações de fiscalização. O decreto estabeleceu, também,  procedimentos para fiscalização de empresas de desmontagem de veículos e comercialização de peças usadas no Estado do Rio.

Desmonte-RJ

O Sistema Desmonte-RJ, que o Detran.RJ colocou em operação desde então, tem o objetivo de dar mais transparência e segurança ao comércio de peças automotivas usadas. O Desmonte-RJ facilita o credenciamento das empresas do ramo, ao disponibilizar no site do departamento (www.detran.rj.gov.br) o formulário de pré-cadastro que precisa ser preenchido e apresentado ao Detran, anexado aos documentos exigidos em lei. As ações de fiscalização nos ferros-velhos continuarão em todo o Estado, com o intuito de coibir o comércio de peças e sucatas de automóveis roubados ou de procedência duvidosa. 

Fotos: João Pedro Viegas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.