Os malefícios do cigarro eletrônico para a saúde bucal

Por Dra. Andréa Carneiro

Ao longo dos anos, medidas e recomendações contra o uso de cigarros convencionais vêm sendo feitas e repassadas à população mundial. Com isso, a indústria tem se rendido às novas ferramentas que surgem com o intuito de erradicar os efeitos maléficos do cigarro tradicional à saúde.

Com esse objetivo foi desenvolvido o cigarro eletrônico. Apesar de ser apresentado com essa intenção, ele possui nicotina e derivados tóxicos que fazem mal à saúde bucal e sistêmica. Mesmo com a comercialização, importação e propaganda proibidas pela Anvisa, os cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes, seguem sendo encontrados à venda sem maiores problemas no País.

Ao contrário do que muitos pensam, podem causar danos gravíssimos à saúde. Além de afetar os pulmões, causando lesão pulmonar aguda e pneumonia, frente à reação inflamatória provocada ao vapor inalado, seu uso diário pode estar relacionado a alterações orais, como doença periodontal e consequente perda dentária.

Por isso, além de evitar o uso de qualquer tipo de cigarro, para prevenir essas e outras doenças, é imprescindível visitar regularmente o dentista.

Dra. Andréa Carneiro

Cirurgiã Dentista

CroRj 27361

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.