Pacientes do Hospital Estadual da Criança ganham “Um dia de herói”

O governador Wilson Witzel, acompanhado do secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, e em parceria com o Corpo de Bombeiros, lançou ontem (30) a ação “Um dia de herói” no Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire. Os pacientes internados na unidade receberam, das mãos de bombeiros, aventais hospitalares personalizados com a estampa do uniforme desses profissionais. Já as crianças com consulta agendada puderam conhecer um caminhão da corporação.

“Estamos levando essa iniciativa para seis hospitais estaduais, investindo na humanização do atendimento da rede estadual de saúde. É um momento de conforto importante para a recuperação dos pacientes, especialmente quando se trata de crianças”, disse o governador. 

Mauricio Bazilio/SES

Por coincidência, além de participar da ação “Um dia de herói”, para o paciente Samuel César, de sete anos, hoje também foi dia do projeto “O que importa para você hoje?”, em que ele poderia escolher um desejo a ser realizado. O pedido do menino era dar um abraço no governador Wilson Witzel.

“Ele nem está acreditando no que acabou de acontecer: conheceu o governador e ainda ganhou presente e um avental novo, tudo junto de uma vez! É muito bom ver meu filho tão feliz! O atendimento de qualidade é um grande diferencial aqui, que a gente nem imaginava existir no serviço público. Ele sempre diz que, quando crescer, quer ser médico cirurgião, mas agora ele já está cogitando ser bombeiro também”, revelou a mãe de Samuel, Cinara Fonseca.

Mauricio Bazilio/SES

Os brinquedos distribuídos às crianças foram arrecadados durante os últimos dois meses em iniciativa da SES com apoio de outras 17 secretarias e órgãos do estado, que serviram como ponto de coleta. Para o secretário Edmar Santos, o trabalho conjunto em prol do bem-estar das crianças mostra o alinhamento do governo.

“Com essa ação, nosso objetivo é proporcionar um dia especial às crianças internadas nos hospitais da rede estadual com a presença dos bombeiros, nossos heróis da vida real. Levamos o sonho para perto delas, porque muitas se encantam com o gesto de salvar vidas”, disse.

Os aventais hospitalares foram produzidos pela Fundação Santa Cabrini, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, responsável por gerenciar o trabalho prisional no estado do Rio de Janeiro, oferecendo uma oportunidade de aprendizado de uma nova função. Os aventais personalizados receberam o nome de cada criança e os bombeiros, ao entregarem aos pacientes, ainda contaram histórias da carreira e explicaram sobre o dia a dia do trabalho.

O tenente coronel do CBMERJ, Valter Neno, foi um dos oficiais participantes da ação. Ele se emocionou com a reação das crianças.

“Em 23 anos de profissão, esse com certeza foi um dos dias mais importantes. Fazer a diferença na vida dessas crianças, ver o brilho no olhar delas não tem preço. Estamos torcendo para recuperação de todos e esperamos ter trazido um pouco mais de alegria para esses pequenos”, disse.

Além do Hospital Estadual da Criança, pacientes do Hemorio e dos hospitais Adão Pereira Nunes (Duque de Caxias), Carlos Chagas (Marechal Hermes), Alberto Torres (São Gonçalo) e Getúlio Vargas (Penha) também receberão os aventais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.