Parceria entre Prefeitos garante  mais respiradores para Mangaratiba

Uma parceria firmada entre o Prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro, e o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivela, garantiu a doação de dez respiradores e dez monitores de multiparâmetro para Mangaratiba. A entrega, que aconteceu na segunda-feira (1/6), no Riocentro, vai permitir que seja ampliado o número de leitos para pacientes graves nas unidades de saúde da cidade.

De acordo com a Secretária de Saúde de Mangaratiba, Sandra Castelo Branco, a doação foi viabilizada após uma pactuação entre as Secretarias de Saúde dos dois municípios. “Diante da dificuldade de comprar respiradores durante a pandemia, pedimos ajuda a Prefeitura do Rio, que prontamente nos atendeu”, explicou a Secretária.

Os 20 equipamentos (sendo 10 respiradores e 10 monitores) já chegaram ao Hospital Municipal Victor de Souza Breves e serão disponibilizados aos moradores de Mangaratiba que precisarem de ventilação mecânica em decorrência da COVID-19. Sete serão instalados no Hospital Municipal e outros três vão ser direcionados para as Unidades Básicas de Saúde de Muriqui, Itacuruçá e Conceição de Jacareí, que vão ganhar suporte para pacientes graves.

Os respiradores e monitores foram adquiridos pela Prefeitura do Rio no ano de 2019, antes da pandemia provocada pelo novo coronavírus. “Desejo que esses equipamentos possam salvar vidas em Mangaratiba, assim como fizeram aqui no Rio de Janeiro”, disse o Prefeito da Cidade do Rio, Marcelo Crivela.

Já o Prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro, agradeceu a doação e falou sobre a importância que ela trará para o município.

“Quero agradecer imensamente ao Prefeito do Rio, Marcelo Crivela, pela a ajuda que ele está nos dando nesse momento de tanta dificuldade. Mangaratiba precisa muito desses equipamentos. Mas, como outros municípios, estávamos com dificuldade de adquirí-los. Tenho certeza que essa doação será de grande importância para a população. Vamos ampliar o atendimento no hospital e nas UBSs, que terão suporte para pacientes graves pela primeira vez”, destacou o Prefeito Alan Bombeiro.

A Secretária de Saúde da Cidade do Rio, Beatriz Busch, também frisou que os respiradores vão auxiliar no acolhimento dos casos graves de COVID, além de colaborar com o fortalecimento da rede de saúde no estado. “A entrega desses kits amplia a capacidade de saúde do nosso Estado e permite que a população tenha mais leitos e equipamentos à disposição para o suporte às pessoas acometidas pela Covid”, afirmou a secretária. Após receberem os equipamentos, o Prefeito Alan Bombeiro, e a Secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco, acompanharam o transporte e a chegada dos respiradores e monitores ao Hospital Victor de Souza Breves. Com a doação, a unidade hospitalar vai disponibilizar agora 02 leitos de isolamento, 16 leitos com suporte para pacientes graves e 22 leitos de enfermaria voltados ao atendimento de pessoas com COVID.    

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.