PetMóvel está de  volta em Mangaratiba

Depois de um período parado por conta da pandemia, o PetMóvel, trailer de castração de animais da Prefeitura de Mangaratiba, está de volta. O serviço, que reforçou mais ainda as medidas sanitárias e os devidos cuidados, voltou a funcionar nesta segunda-feira (3) e vai permanecer até o dia 15 de agosto na Fazenda Ingaíba.

 O cadastro para agendamento de avaliação e castração é feito sempre às segundas-feiras. Já os procedimentos cirúrgicos, estão sendo divididos por etapas: às terças e quintas-feiras é feita a castração de felinos (gatos) e às quartas e sextas-feiras, de cães.

Vale dizer, que para a realização do cadastro, o responsável deve apresentar RG, comprovante de residência (conta de luz ou telefone), CPF e cartão do SUS atualizado do município. O serviço é por ordem de chegada, a partir das 8h, no posto de saúde da Ingaíba.

Só poderão ser esterilizados animais em que os tutores comprovem residência no município de Mangaratiba. Para isso, o animal deverá estar em jejum absoluto (de água e comida) por um período de 12 horas antes da cirurgia.

Vale lembrar, que na atual gestão mais de 2 mil animais já foram castrados através do PetMóvel.

Importante:

As raças de caninos: Boston Terrier, Boxer, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Chihuaua, ChowChow, Dogue de Bordeaux, Lhasa Apso, Maltês, Pequines, Pug, Sharpei, Shih Tzu. E a de felinos, Persa, não poderão ser castradas.

No momento da cirurgia, o responsável pelo animal deve levar uma cópia do RG, CPF e do comprovante de residência. Somente ele (a) poderá levar e acompanhar o bicho no momento da cirurgia, devendo permanecer na unidade até a liberação pelo médico veterinário.

Confira as condições para que o animal possa ser submetido ao processo cirúrgico:

– Cadelas e cães: cadelas canina até 18kg (sujeito a avaliação clínica)

machos canino até 25kg (sujeito a avaliação clínica);

– Gatos e gatas: Sem peso mínimo;

– Somente as raças cadastradas no sistema poderão realizar esterilização;

– O animal precisa chegar de banho tomado;

– Ter entre 6 (seis) meses e 7 (sete) anos de idade;

– Não pode estar no cio;

– Não pode estar gestante;

– Não pode estar amamentando ou com leite;

– Nos machos, deve ter os dois testículos no saco escrotal.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.