Petmóvel: Prefeitura de Mangaratiba lança sistema online para agendamento de cirurgias de castração

O PetMóvel, serviço de castração de cães e gatos da Prefeitura de Mangaratiba, vai funcionar de forma muito mais simples a partir de agora. Isso porque, nesta segunda-feira (20/09) a Secretaria Municipal de Saúde lançou o novo sistema online para agendamento de cirurgias de castração. Com a novidade, os proprietários de pets poderão solicitar a marcação do procedimento de casa e sem precisar ficar em filas.

De acordo com a Secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco, o objetivo da mudança é agilizar a realização de cirurgias, garantir que as medidas de proteção contra a COVID-19 sejam reforçadas, além de beneficiar os moradores com a desburocratização do processo.

“Possibilitar o agendamento online foi uma forma que encontramos de ajudar o morador e facilitar o processo de agendamento de castração dos cães e gatos. Antes, o munícipe precisava ir até o trailer, meio de semana e aguardar na fila para agendar a cirurgia, agora ele pode fazer a marcação de qualquer hora ou lugar. Com essa novidade, poderemos atender mais pessoas, mais animais e ainda facilitar a vida do pai ou mãe de pet ou dos cuidadores de animais”, comentou.

O agendamento de castrações já pode ser feito através do link https://bit.ly/3936ybf. Após preencher o cadastro, o proprietário do animal deverá aguardar o contato telefônico do agente de saúde, que irá informar a data, hora e local para a realização da cirurgia. No dia marcado para o procedimento, o animal passará por avaliação veterinária completa, e estando em boas condições de saúde já será encaminhado para a castração.

“Agora serão menos procedimentos entre o ato do agendamento e o animal ser castrado. Queremos agilizar o serviço, mas, sempre priorizando a saúde de cada animal. Só de poder evitar filas, ter um horário definido para a avaliação veterinária e o procedimento cirúrgico, já diminuímos a tensão para o animal e proprietário”, pontuou Alex Heringer, responsável técnico pelo serviço.

É importante destacar que o Petmóvel é responsável por cerca de 3 mil cirurgias de castração de animais já realizadas no município. O número corresponde a aproximadamente 36% da população de cães e gatos de Mangaratiba e o percentual é destaque a nível estadual.

“Nem cidades maiores tem a produção do nosso Petmóvel. Nós últimos meses, em função da pandemia, restringimos um pouco a atuação do serviço, que ficou mais focado no cuidado pós- operatório, mas nunca foi paralisado. Inclusive aproveitamos o momento para nos organizar e colocar em funcionamento o novo sistema de marcação de cirurgias. Tenho certeza que será bastante eficaz”, pontuou Lício Morais, Superintendente de Vigilância em Saúde.

Já o Secretário de Governo, Luiz Cláudio Ribeiro, que esteve na cerimônia de lançamento do novo sistema, fez questão de elogiar a equipe do Petmóvel. “Fiquei muito satisfeito em ver o carinho e a dedicação que a equipe tem com esse trabalho e, principalmente, com os animais atendidos. Tenho certeza que com este novo sistema de cadastros, conseguiremos ampliar muito mais esse serviço”, disse.

Atenção:

Os moradores que tiverem dificuldades para acessar o link de cadastro para cirurgias poderão agendar o atendimento através do telefone: (21) 2789-6000 / ramal 3014, da sede da Secretaria de Saúde. Vale lembrar que todas as entidades, incluindo ONGs e demais estabelecimentos que prestem serviço de castração ou qualquer outro tipo de atendimento veterinário no município, deverão possuir uma certificação específica emitida pela Vigilância Sanitária. A norma consta na portaria n° 002, de 03 de agosto de 2021, e pode ser consultada através do link: http://www.mangaratiba.rj.gov.br/…/publica…/dom-1406.pdf .

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.