Polo de ostomizados oferece serviços gratuitos para pacientes

O Polo de Ostomizados é uma unidade especializada que atende pacientes submetidos a utilizarem uma bolsa de colostomia, indicada nos casos em que há uma obstrução intestinal ou outros problemas que impedem a excreção pelas vias naturais devido ao câncer ou doença de Crohn, dependendo da patologia. A unidade está localizada no Centro de Especialidade de Magé, no primeiro distrito da cidade.

A enfermeira, Regiane Offredi explica sobre o tratamento oferecido aos pacientes. “Para o tratamento, o paciente não precisa ir à Unidade da Saúde da Família. Ele ou o responsável pode vir e realizar o cadastro, e então avaliaremos o estoma do paciente. Após a avaliação do estoma, nós observamos qual tipo de bolsa ele irá usar. Além das bolsas, o paciente leva também os adjuvantes e, caso haja necessidade, no Centro de Especialidades ele também encontra cardiologista e urologista”, contou a enfermeira.

Gerson Peres

“Iniciei meu tratamento em julho do ano passado e o INCA me encaminhou para o Polo. Desde então, estou sendo muito bem atendida, as enfermeiras me orientaram como usar a bolsa. Se tivéssemos que pagar por todos os materiais, ficaria bem pesado”, contou a professora Maria do Carmo Fonseca.

O Centro de Especialidades de Magé está localizado na Rua dos Expedicionários, nº 39, no Centro do primeiro distrito. O Polo de Ostomizados funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.