Praças públicas resgatam brincadeiras  entre crianças em Nova Iguaçu

Em tempos de tecnologia e redes sociais, as boas e velhas brincadeiras de criança parecem fazer parte de um passado cada vez mais distante. Para recuperar esta tradição, a Prefeitura de Nova Iguaçu vem investindo na construção e revitalização das praças da cidade. Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Infraestrutura aponta a existência de aproximadamente 80 espaços públicos de lazer. Dezesseis deles já foram erguidos ou recuperados pela atual gestão. Os dois últimos foram a Praça Pastor Otoniel Moura de Paula, em Santa Rita, e a Praça da Califórnia, reinauguradas no último fim de semana.

O investimento em praças públicas só está sendo possível, após a Prefeitura de Nova Iguaçu resolver uma grave crise financeira pela qual a cidade passou.

Fotos: Alziro Xavier/PMNI

“Recebemos um município falido. Tínhamos uma dívida de R$ 150 milhões somente em salários atrasados dos servidores. Além disso, devíamos outros R$ 350 milhões aos fornecedores e prestadores de serviços. Com muito trabalho conseguimos equilibrar nossas finanças e agora temos condições de investir em melhorias para a cidade”, disse o prefeito Rogerio Lisboa, que anunciou oficialmente o início da reforma da Escola Municipal Agostinho Preto, também na Praça da Califórnia.

A secretária municipal de Infraestrutura Cleide Moreira lembrou que as duas praças entregues no fim de semana, assim como todas as outras, foram feitas para atender todas as idades e pediu que a população ajude a conservá-las.

“São espaços que devem ser utilizados pela família. Temos playground para as crianças, academia da terceira idade e, no caso da Praça de Santa Rita, uma quadra poliesportiva. A Prefeitura está fazendo a parte dela, mas cabe também aos moradores cuidar destas áreas de lazer para que elas se mantenham em bom estado de conservação. Desta forma, poderemos investir na construção de novas praças em diferentes bairros”, afirmou a secretária.

Em Santa Rita, se depender do operador de máquinas Carlos Pimenta, morador do bairro há 31 anos, não será necessário fazer manutenção na Praça Pastor Otoniel Moura de Paula nem tão cedo. “Serei uma espécie de xerife aqui. Se alguém estiver usando o espaço de forma errada, vou dar bronca. A praça é para todos, então temos que cuidar”, disse o morador ao lado da filha Kauani Vitória, de 5 anos, e três sobrinhos. “Eles não querem mais ir para casa, só querem ficar brincando aqui”.

Praças são opção para o Dia das Crianças

Morador do bairro Califórnia, o comerciante Alexandre Bensabat, 46 anos, revela que a praça estava muito deteriorada, com aparelhos quebrados e ferros expostos que colocavam as crianças em risco. Agora, com o espaço revitalizado, ele pretende levar o filho para brincar no lugar.

“A praça ficou muito boa, podemos vir brincar e nos divertir em segurança. Além disso, a rua é bem tranquila e tem pouco fluxo de carros. Então seria interessante se ela pudesse ser fechada em dias especiais, como o Dia das Crianças, para que pudéssemos fazer uma grande festa para a criançada do bairro”, sugere Alexandre.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.