Prefeitos da Baixada Fluminense cobram  funcionamento do Hospital Modular

Debater a saúde da Região da Baixada Fluminense e aprovar o orçamento do consórcio para 2021 foram os principais temas abordados pelos prefeitos de São João de Meriti, Dr. João Ferreira (presidente do Cisbaf), de Queimados, Carlos Vilela, de Seropédica, Anabal Barbosa, pelo secretário de Saúde de Mesquita, Emerson Trindade (representando o prefeito Jorge Miranda), e pela secretária executiva, Rosangela Bello, em reunião ocorrida nesta semana, na sede do Cisbaf.

A importância do funcionamento do Hospital Modular erguido pelo Governo do Estado no município de Nova Iguaçu foi um dos pontos debatidos. É consenso sobre a necessidade de que a unidade seja utilizada como retaguarda para ajudar a desafogar, fundamentalmente, o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI). Para isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) precisa se comprometer com o custeio da unidade que tem capacidade para 300 leitos. Os prefeitos desejam fazer uma reunião no Cisbaf com o atual secretário de Estado de Saúde, Alex Bousquet, para discutir o assunto. Atualmente, a Baixada Fluminense tem um déficit de 8 mil leitos.

A atuação da Central de Regulação de Pacientes Críticos entre Unidades, administrada pelo consórcio desde fevereiro deste ano, também foi pauta da reunião. A secretária executiva, Rosangela Bello, mostrou a evolução dos atendimentos realizados na região e anunciou a implantação de um tablet em cada unidade de urgência e emergência, localizada na Baixada, que faça parte da grade de referências pactuada com o governo do estado, municípios do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. O equipamento irá facilitar a comunicação da unidade de saúde com a central de regulação e, principalmente, reduzir o tempo de atendimento ao paciente grave que necessite de mais estrutura para a manutenção da sua vida.

Bello falou ainda sobre a inovação na área de capacitação com o lançamento da plataforma virtual, onde profissionais de saúde da atenção básica e da urgência e emergência dos municípios consorciados poderão manter a continuidade do aprendizado. Os cursos, gratuitos, estão sendo preparados pela equipe do Núcleo de Educação Permanente da Baixada Fluminense (NEP/CISBAF) em módulos, de acordo com a categoria da saúde.

Ao final do encontro, as contas do exercício de 2019 do Cisbaf, já avaliadas e aprovadas pelo Conselho Fiscal, foram apreciadas e ratificadas. E ainda foi deferida a proposta orçamentária para o exercício de 2021.

Hospital Modular de Nova Iguaçu tem capacidade para 300 leitos

No começo de julho, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro (Seinfra) finalizou as obras para construção do Hospital Modular de Nova Iguaçu mas até agora a Secretaria de Estado de Saúde não apresentou data para iniciar o atendimento médico no local. A promessa inicial era de que a unidade atenderia pacientes com o novo coronavírus e após a pandemia ficaria como legado para o município.

Localizado no Aeroclube, com investimento total de R$ 62 milhões, o Hospital Modular de Nova Iguaçu tem capacidade estrutural para 300 leitos, sendo 120 UTIs, divididos em 3 módulos, com área administrativa, refeitório, subestação de energia elétrica, estação de tratamento de esgoto e necrotério.

Montado com material modular e resistente, com capacidade para atendimentos de média e alta complexidade, a unidade hospitalar tem 12.800 m2 e estrutura similar aos hospitais de grande porte do estado do Rio. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.