Prefeitos da Baixada Fluminense elegem presidente  do consórcio intermunicipal de Segurança Pública

O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, recebeu prefeitos de outros municípios em reunião extraordinária para a realização de Assembleia Geral  Extraordinária do CISPBAF – Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense, na última segunda-feira (7), na sede da PMDC.

O prefeito Washington Reis foi eleito o presidente do Consórcio

A pauta da reunião foi a eleição de presidente e vice-presidente do conselho, eleição do presidente e secretário do Conselho Fiscal e aprovação do estatuto. Fazem parte do grupo os 13 municípios da Baixada Fluminense e a cidade de Mangaratiba , adicionada ao consórcio devido à sua localização geográfica e ao interesse dos gestores.

Foram eleitos para o biênio 2019-2021, o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (presidente), e o prefeito de Mangaratiba Alan Campos da Costa (vice-presidente). Já os eleitos para o Conselho Fiscal foram o prefeito de Queimados, Carlos de França Vilela (presidente), o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa (secretário), o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda (membro), o prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro (suplente 1), o prefeito de Magé, Rafael Santos de Souza (suplente 2) e o prefeito de Guapimirim, Joselito Pereira de Oliveira (suplente 3).

O CISPBAF tem por finalidade a conjugação de esforços entre os municípios consorciados objetivando a gestão associada de um Sistema de Segurança Pública único entre as cidades, mediante a implantação e a implementação de políticas públicas que visem à redução dos níveis de violência urbana.

Entre as tecnologias, sistemas e serviços envolvidos, destaque para os sistemas de inteligência, cinturão eletrônico, monitoramento por vídeo para regiões urbanas, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC-BF), as redes de comunicação e o uso de softwares inteligentes de reconhecimento facial, placas e notas fiscais, além de outros mecanismos e instrumentos de apoio ao projeto.

O Centro Integrado de Comando e Controle do CISPBAF (CICC-BF) vai contar com recursos tecnológicos para gestão efetiva e integrada da segurança Pública, possibilitará a conectividade com entidades atuantes no Estado e Baixada Fluminense, vai agilizar e racionalizar medidas operacionais conjuntas entre os órgãos, gerar informações, produzir material de divulgação e estabelecer canais de comunicação direta com a população.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.