Prefeitura de Duque de Caxias inicia campanha de vacinação antirrábica

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses (SVAVZ), iniciou nesta segunda-feira (12), à campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos no município.

A campanha, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, acontecerá duas vezes por semana, às segundas e quarta-feiras ou às terças e quinta-feiras, das 9h às 12h, com pontos de vacinação instalados em áreas estratégicas, por todo o município.

O núcleo de Zoonoses, Animais Peçonhentos e Sinantrópicos (NZAPS), da Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses (SVAVZ), alerta a população que somente serão vacinados cães e gatos que tenham completado 12 meses da última vacina antirrábica, que tenham no mínimo três meses de idade e que não estejam em fase de gestação.

Veja abaixo a programação e os pontos de vacinação da próxima semana:

* Dia 12/09 , Segunda-feira

Horário: 9h às 12h

Local: Praça do Rodo – limite com o município de Belford Roxo

* Dia 14/09, Quarta-feira

Horário: 9h às 12h

Local: Praça do Galo – Parque Fluminense

* Ponto Fixo de Vacinação: Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses (Av. Actura, n. 30 – Campos Elíseos) – De segunda a sexta-feira, das 14h às 16h.

Doença cruel

Os primeiros sintomas da raiva animal são a paralisação parcial dos músculos da garganta. O animal deixa de beber água, baba e tem o chamado latido botonal (um grave e um agudo). Em estágios mais avançados da doença, o bicho apresenta falta de coordenação motora e alteração da visão e da audição, o que provoca irritabilidade e fúria.

A raiva pode ser transmitida por cães, gatos e morcegos, através do contato com a secreção infectada. O mais comum é o contágio por mordida de cão ou arranhão de gato.

A transmissão da raiva ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, mas também podem ocorrer via arranhões e lambidas desses animais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.