Prefeitura de Queimados decreta  fechamento integral do comércio local

O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, atualizou a lista de proibições do decreto que trata das prevenções à proliferação do novo coronavírus na cidade. O município, que decretou situação de emergência na última quinta (19), decretou o fechamento integral de todo o comércio no município, com exceção dos essenciais.

 Com a decisão, o comércio de toda cidade passa não funcionar integralmente a partir desta terça (24) e só ficarão abertos mercados, padarias, postos de gasolina, farmácias, pet shop, mercearias, hortifrutis, açougues, aviários, peixarias e provedores de comunicação e acesso à Internet. As medidas têm prazo inicial de 15 dias e foram determinadas em uma reunião realizada junto ao gabinete de crise da cidade neste domingo (22).

 Equipes da Prefeitura, em parceria com o 24º BPM, estão presencialmente nos estabelecimentos comerciais para fiscalização no cumprimento do novo decreto. Em caso de descumprimento das medidas publicadas no decreto municipal, as autoridades competentes têm como base a legislação sanitária federal (lei nº 6437/77 e artigo 268 do Código Penal) para aplicação de multas e até prisões.

 O prefeito Carlos Vilela falou sobre as mudanças na rotina da cidade para evitar a disseminação da Covid-19: “Os nossos decretos estão em constante atualização, afinal, precisamos, em conjunto, definir as melhores estratégias para evitar que o vírus se espalhe. No entanto, precisamos da conscientização da população de que estas medidas são para preservar vidas. Precisamos que todos fiquem em casa”, ressaltou.

 Além disso, a Secretaria de Educação alterou o prazo de suspensão das aulas da rede pública de ensino para indeterminado, ou seja, até o fim da crise da Covid-19.

 Carros de som e outdoors pela conscientização

 A Prefeitura de Queimados espalhou por toda a cidade seis carros de som com mensagens diretas à população para que fique em casa e só saia em casos de extrema necessidade. Os veículos estão atuando nas ruas do municípios das 9h às 22h. Outra viatura com aparelhos sonoros está nos centros comerciais alertando sobre as novas determinações do decreto a respeito do comércio formal e informal.

 Além disso, diversos outdoors alertando sobre as medidas de prevenção à doença foram expostos em pontos estratégicos da cidade. Cartazes sobre as novas rotinas da saúde também estão expostos nas unidades. Já nos ônibus, táxis e vans, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito colou informativos sobre as orientações na locomoção segura de passageiros.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.