Prefeitura de Queimados lança painel  de monitoramento de casos de Covid-19

Visando dar transparência sobre os casos de Covid-19 no município, a Prefeitura de Queimados lançou um painel de monitoramento com dados atualizados sobre a doença. A ferramenta, idealizada por meio do Gabinete Científico da Covid-19, está disponível no site oficial da gestão.

Na primeira página da plataforma é possível ver os dados acumulados desde o dia 21 de março, quando foi registrado o primeiro caso de contaminação na cidade. No endereço eletrônico são divulgados números de casos confirmados do novo coronavírus, pacientes recuperados, casos ativos, suspeitos e novos, óbitos confirmados e sob investigação.

Além disso, lá também é publicado diariamente, o número de testes realizados e de leitos clínicos e semi-intensivos ocupados no Centro Municipal de Triagem, unidade exclusiva para o atendimento de pessoas com a doença na cidade. “Os dados diários estão disponíveis a partir do dia 21 de junho, pois foi quando implementamos a coleta das informações para a plataforma”, explica Raphael Rangel, Biomédico Virologista que integra o Gabinete Científico da prefeitura de Queimados.

Segunda fase de flexibilização está valendo

Na terça-feira (30), houve novidades em relação à flexibilização do isolamento social vigente no município. Em decreto publicado no Diário Oficial, a Prefeitura orienta a população sobre a reabertura das feiras livres e das academias no município. As medidas foram tomadas com base na queda das taxas de de incidência de casos registradas nas últimas 6 semanas.

Com várias medidas de precaução – como uso obrigatório de máscara e de álcool em gel -, as barracas da feira estarão reabertas para comercialização de produtos e alimentos no sistema de pegar e levar. Algumas ruas transversais serão bloqueadas para que o número de pessoas não exceda a capacidade considerada segura. Um plano operacional está sendo traçado em parceria com a Secretaria de Segurança e Ordem Pública para atuação nos dias de feira.

Já nas academias, está liberado apenas o uso de equipamentos de musculação e a permanência de um aluno a cada 4 metros quadrados. Os donos dos estabelecimentos são obrigados a fazer a aferição de temperatura de alunos e colaboradores na entrada do estabelecimento. Pessoas que apresentarem febre e/ou sintomas da doença devem ser imediatamente encaminhadas às unidades de saúde do município.

“Vamos seguir monitorando os casos e como a doença se desenvolve no município. Por isso é muito importante que a população contribua nesse momento usando máscaras e mantendo o máximo possível as medidas de isolamento e distanciamento”, explica Raphael Rangel.

Foto: André Uchôa/PMQ

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.