Prefeitura de Queimados transfere administração de estação de tratamento de esgoto para Águas do Rio

O diretor-superintendente da Águas do Rio com atuação na Baixada Fluminense, Luiz Fabbriani, se reuniu com o prefeito de Queimados, Glauco Kaiser, nesta segunda-feira, dia 23 de maio, para assinatura do termo de transferência do sistema da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Jorge. A partir do dia 1º de junho, a unidade, que antes pertencia ao município, passa a ser administrada pela concessionária.

A ETE tem capacidade para tratar em torno de 7,4 litros por segundo, o que equivale à geração de esgoto de aproximadamente 1.200 ligações no bairro São Jorge. De acordo com Luiz Fabbriani, a Águas do Rio vai desenvolver estudos técnicos para identificar as condições de operação da estação.

“Estamos analisando a estrutura e os processos da ETE São Jorge. Na sequência vamos executar as reformas necessárias para atender os padrões exigidos por lei, seguindo as condições da licença ambiental para o funcionamento da unidade. Em paralelo, estamos em fase de criação do Plano Diretor de Esgoto, onde será definido como serão gastos os R$ 380 milhões no esgotamento sanitário nos próximos 5 anos”, explica Fabbriani.

Glauco Kaiser destacou a importância do trabalho que a concessionária vem desenvolvendo na cidade. “Estou acompanhando de perto as intervenções da Águas do Rio e é gratificante poder acompanhar a chegada da água tratada em locais onde nem mesmo rede de abastecimento existia, como aconteceu no Parque Olimpo. Agora, sigo confiante com esse novo passo pois, a partir do acesso a água potável e locais com esgotamento sanitário, teremos uma população mais saudável, crianças com melhor rendimento escolar, casas mais valorizadas e empresas dispostas a investir na região”, acrescentou o chefe do executivo.

O encontro, realizado no gabinete do executivo, contou com as presenças da secretária municipal de Obras, Cristina Remann, além do advogado, Victor Fróes, e do coordenador de Serviços, Alexandre Mendes, ambos da concessionária.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.