Prevenção ao câncer de mama e doação de sangue são destaques na Semana da Saúde em Bangu

Moradores da Zona Oeste vão ganhar um cuidado a mais com a saúde este mês. Nos dias 14, 15 e 16, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) está promovendo a Semana da Saúde, em Bangu, com a realização de consultas e exames, como mamografia, ultrassonografia e HIV, entre outros. Será possível doar sangue e ainda conhecer o trabalho do RJ Transplantes e a importância de se tornar um doador de órgãos.

Uma base da SES está montada no estacionamento do Bangu Shopping, onde as pessoas poderão se consultar, gratuitamente, entre 8h e 16h.

“A Semana da Saúde de Bangu é uma grande oportunidade para todos terem acesso a vários serviços de saúde. Na ação, elas podem receber resultados e serem encaminhadas diretamente para tratamento na rede estadual. O evento oferece cuidados específicos às mulheres e aos homens, além de especialidades comuns a todos. Queremos chamar a atenção da população para a importância dos cuidados com a saúde, a prevenção e a doação de sangue”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.

Umas das prioridades da Secretaria de Saúde, a redução do câncer de mama tem no diagnóstico precoce um de seus principais aliados. Para fazer exames como mamografia e ultrassonografia mamária, será necessário levar pedido médico, feito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) ou por consulta particular, a cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Para os homens com mais de 50 anos ou histórico de casos da doença na família, as atenções estarão voltadas principalmente para o câncer da próstata. Além da consulta com urologista, serão realizados exames de PSA, coleta de sangue e palestras.
Testagem para outras doenças, como HIV, sífilis e hepatites B e C, também serão oferecidas para quem comparecer ao evento. Haverá ainda medição de glicose, aferição de pressão, verificação de peso, com avaliação da composição corporal, e testes de espirometria com diagnóstico de asma e doença pulmonar.

Entre os objetivos da ação da SES está a conscientização da população sobre os cuidados com a saúde, a doação de sangue e a de órgãos. Equipes do Hemorio e do RJ Transplantes vão mostrar às pessoas como essas doações salvam vidas. Já integrantes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) apresentarão um ciclo de palestras sobre suporte básico de vida.

Uma novidade desta edição é a castração de cães e gatos por meio do Programa RJPET, da Secretaria de Estado de Saúde.  Os agendamentos devem ser realizados previamente  pelo site:  https://rjpet.com.br. Cada castramóvel conta em média com uma equipe de 25 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares. Todo o procedimento leva no mínimo 45 minutos.

A Semana da Saúde terá, ainda, um espaço de beleza com corte de cabelo feminino e masculino, massagem e maquiagem. A partir das 7h, são distribuídas senhas para o atendimento, portanto, a orientação é para chegar cedo e garantir a vaga para o exame desejado.

SERVIÇOS DA SEMANA DE SAÚDE DE BANGU

Mamografia e ultrassonografia – Os resultados dos exames de ultrassonografia serão disponibilizados imediatamente após a sua realização. Já os laudos das mamografias serão entregues no Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem – Rio Imagem. Endereço: Av. Presidente Vargas 1.733, Centro (em frente à Central do Brasil). Horário de entrega: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h.

Saúde do homem – A ação contará com uma estrutura na qual os visitantes participarão de palestras e poderão passar por consulta com especialista e exames de PSA para investigação de tumores na próstata. Para realizar o atendimento, é preciso ter mais de 50 anos ou histórico de casos de câncer de próstata na família.

Testes rápidos – Para glicose, colesterol, sífilis, HIV e hepatites B e C, espirometria, avaliação da capacidade pulmonar, aferição de pressão arterial com avaliação e fibrilação atrial (arritmia cardíaca).

Doação de sangue – O Hemorio terá um posto de coleta de sangue montado durante os três dias de evento. Será possível fazer a coleta de 300 doações por dia. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

RJ Transplantes – Criado em 2010, o RJ Transplantes já realizou cerca de 19 mil procedimentos nos últimos anos. O programa realiza transplantes e captação de coração, fígado, rim, pâncreas, medula óssea, osso, pele, córnea e esclera (membrana que protege o globo ocular). As equipes do programa realizam um trabalho de conscientização sobre a importância da doação de órgãos com a população e com as famílias que acabaram de perder um parente.

Combate à Aids – Além da realização do teste rápido para diagnosticar a infecção pelo vírus HIV, a Semana da Saúde vai oferecer exame para identificação de sífilis, outra doença sexualmente transmissível que requer atenção. Haverá também distribuição de preservativos.

Castração de animais – O serviço gratuito da Secretaria de Estado de Saúde estará presente para fazer castrações de cães e gatos gratuitamente. Os agendamentos devem ser realizados exclusivamente pelo site do programa: rjpet.com.br.

Exposição – O Instituto Vital Brazil estará presente na Semana da Saúde de Bangu e contará com a exposição de animais de coleção científica, vídeo exibindo a extração de veneno de serpente e escorpião e distribuição de folders.

Serviço:

Semana da Saúde de Bangu

Dias: 14, 15 e 16 de junho

Horário: 8h as 16h

Local: Estacionamento do Bangu Shopping – Rua Fonseca, 240.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.