Procon Estadual confere título aos fornecedores que mais  fizeram acordos nas ações de renegociação de dívidas

Para celebrar o último mutirão do ano, o Procon Estadual do Rio de Janeiro lançou o certificado “Empresa Amiga do Consumidor”, destinado aos fornecedores de maior destaque nas conciliações do evento. Foram contempladas nesta quarta-feira (21/12), as instituições financeiras Bradesco e Itaú, a concessionária de serviços públicos Light e a empresa de telecomunicações Claro, que se destacaram pelos altos números de acordos celebrados e percentual de desconto aplicado.

“Os mutirões realizados pelo Procon  já viraram uma tradição no Estado e ajudam milhares de consumidores, que retornam ao mercado de consumo, sem restrição e com acesso a crédito novamente. É uma grande honra certificar as empresas que colaboraram esse ano com todos os mutirões e foram sensíveis às questões que atingem os consumidores, se esforçando para atingir um número grande de acordos e percentuais consideráveis de descontos”, pontua o Presidente do Procon, Cássio Coelho.

A Light e a Claro foram contempladas tanto pelo número de acordos celebrados quanto pelo percentual de desconto aplicado. A Coordenadora de Relações Institucionais da Light Andréa Bastos, declarou que “A Light recebe, com muito orgulho, este certificado. Estar em destaque nas duas categorias premiadas mostra que estamos no caminho certo na busca pela excelência dos serviços prestados aos clientes. Reforçamos o nosso compromisso com os consumidores e a parceria com órgãos de proteção e defesa ao consumidor, como o Procon”. O Gerente de Ouvidoria da Claro, Felipe Takashi, acrescentou: “a atuação em parceria com o Procon RJ em iniciativas como o Mutirão Ano Novo, Finanças Novas é de extrema relevância, porque são ações assertivas na criação de soluções que beneficiam diretamente o consumidor. Estar entre as Empresas Amigas do Consumidor, por celebrar a maior quantidade de acordos imediatos e com maiores índices de desconto é motivo de orgulho e um impulso para seguir sempre reconhecida pelo Procon e a sociedade.”

No último ano, os eventos voltados a negociações de dívidas realizados pelo Procon-RJ já atenderam quase 5 mil consumidores, com percentuais de acordo acima de 75% e descontos que podem chegar a mais de 90%. O sucesso e a experiência neste tipo de ação levou a Autarquia, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, a programar para janeiro de 2023 um mutirão voltado pela primeira vez para consumidores pessoas jurídicas, grande parte motivada pela crise da pandemia.

O objetivo é facilitar a negociação de débitos de pessoas jurídicas, em especial dos Microempreendedores Individuais – MEI, Empresas de Pequeno Porte – EPP e Microempresas – ME oriundos de relações de consumo com os setores de Instituições Financeiras, Concessionárias de serviços públicos e empresas de Telecomunicações. O evento ocorrerá dos dias 23 a 27 de Janeiro. As empresas participantes confirmadas até o momento são:

Instituições Bancárias:

Banco do Brasil, Santander e Bradesco.

Concessionárias de Serviço Público:

Águas do Rio, Águas do Brasil, Iguá, Cedae, Enel, Light e Naturgy

Telecomunicações: 

Oi, Vivo e Tim

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.